Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências

  • Caio Rodrigo Albuquerque USP
Palavras-chave: Gestão escolar, Reportagem, Ciências, Revista, Ensino fundamental

Resumo

O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.

Biografia do Autor

Caio Rodrigo Albuquerque, USP

Jornalista, formado pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (2002), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (2018). No ensino superior, atua desde 2003 nas temáticas de jornalismo impresso, jornalismo especializado, assessoria de comunicação, comportamento do consumidor e trabalho de conclusão de curso. Desde 2008 é jornalista na Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da USP em Piracicaba-SP.

Referências

Azubel, L.L.R. Jornalismo de revista: um olhar complexo. Rumores. n.13, v 7, jan-jun. p. 257-274. 2013. Disponível: http://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/58942. Acessado em 13 ago. 2018.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc. Acessado em: 7 de ago.2018.

Caldas, G. Jornalismo científico: o uso do conhecimento para o exercício da cidadania. p. 117-128. In: Bortoliero, S.; Porto, C. Jornalismo, Ciência e Educação. Editora UFBA: Salvador, 2013.

Carvalho, A.M.P. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. Pioneira Thomson Learning: São Paulo, 2004.

Citelli, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. Editora Senac: São Paulo, 2000.

Gerhardt, T.E; Silveira, D.T. Métodos de Pesquisa. Editora da UFRGS: Porto Alegre, 2009. Disponível: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 13 ago. 2018.

Gomes, I. Um olhar sobre a estrutura de matérias de divulgação científica. p. 197-220. In: Bortoliero, S.; Porto, C. Jornalismo, Ciência e Educação. Editora UFBA: Salvador, 2013.

Krasilchik, M. Reforma e realidade: o caso do ensino de ciências. São Paulo em perspectiva. V 14. P. 95-93. 2000.

Medina, C. Ciência e jornalismo: da herança positivista ao diálogo dos afetos. Editora Summus: São Paulo, 2008.

Ministério da Educação [MEC]; Secretaria de Educação Fundamental [SEF]. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. 1997. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em 8 de agosto de 2018.

Pena, F. Coleção 1000 perguntas: Jornalismo. Editora Estácio de Sá: Rio de Janeiro, 2005.

Rabaça, C.; Barbosa, G.. Dicionário de comunicação. Editora Campus: Rio de Janeiro, 2001.

Sassaron, L.H.; Carvalho, A.M.P. de C. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. V 16 (1): 59-77. 2011.

Scalzo, M. Jornalismo de revista. Editora Contexto: São Paulo, 2004.

Trivelato, S.F.; Silva, R.L.F. Ensino de Ciências. Coleção Ideias em Ação. Cengage Learning: São Paulo, 2017.

Publicado
2018-12-19
Seção
Artigos