Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências
Resumo
O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.
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