Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências

Autores

  • Caio Rodrigo Albuquerque USP
  • Flávia Pierrotti de Castro Universidade Federal de São Carlos

Resumo

O ensino de Ciências deve não somente despertar a curiosidade nos estudantes, mas sobretudo dar a eles oportunidades de familiarização com a linguagem científica a fim de permitir uma compreensão crítica da sociedade e dos processos de construção do conhecimento. Assim, este trabalho, teve como objetivo propor a utilização de revistas de jornalismo científico nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental e verificar se esta modalidade textual, a reportagem de ciências, contribui com o processo de alfabetização científica e facilita o entendimento de temas da área. Para observação prática foram selecionadas duas escolas, uma pública e outra particular, em uma cidade do interior do Estado de São Paulo. A partir do diálogo com a equipe pedagógica, foram elencados temas que estariam de acordo com o conteúdo programático das séries finais do Ensino Fundamental II e selecionadas reportagens das revistas Pesquisa Fapesp, Galileu e Minas Faz Ciência. Após orientação prévia, a atividade prática foi mediada em sala de aula pelo professor de Ciências. Em síntese, os estudantes fizeram leitura em grupo e identificaram os pontos principais da reportagem a partir de um roteiro que teve origem no lead jornalístico, um dos conceitos mais básicos da construção de notícias, no qual são posicionadas as respostas para as perguntas “O quê?”, “Quem?”, “Quando”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”. Os estudantes responderam ainda uma pesquisa de acesso ao jornalismo científico, o que possibilitou identificar que o maior acesso a este material pode de fato contribuir com a assimilação mais eficiente dos conteúdos de Ciências.

Biografia do Autor

Caio Rodrigo Albuquerque, USP

Jornalista, formado pela Universidade Estadual Paulista (1999), Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (2002), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (2018). No ensino superior, atua desde 2003 nas temáticas de jornalismo impresso, jornalismo especializado, assessoria de comunicação, comportamento do consumidor e trabalho de conclusão de curso. Desde 2008 é jornalista na Divisão de Comunicação da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), unidade da USP em Piracicaba-SP.

Flávia Pierrotti de Castro, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em em Química pela Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS (2008), especialização em Química, com ênfase no Ensino de Química, pela UNESP/Araraquara (2013) e Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Química. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora na rede estadual de São Paulo na disciplina de Química em nível médio, na rede privada e como professora visitante e orientadora no curso de MBA em Gestão Escolar (USP/ESALQ).

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Publicado

2018-12-19

Como Citar

Albuquerque, C. R., & Pierrotti de Castro, F. (2018). Revistas de jornalismo científico como instrumento pedagógico em aulas de Ciências. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(2), 33–48. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39978

Edição

Seção

Artigos