Videoclipes e a experimentação de linguagens e construção de sentido

estudo do clipe Hips don’t lie – Shakira

Autores

  • Dilson Carneiro de Oliveira Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Universidade Feevale
  • Analaura Corradi Universidade da Amazônia - UNAMA
  • Luiza Elayne Correa Azevedo Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Compreendeu-se interações entre publicidade e o consumo de representações simbólicas, culturais e ideológicas a partir dos elementos de som, corpo e imagem no videoclipe de Shakira - Hips Don't Lie (2006). Recorreu-se ao contrato midiático de Charaudeau (2007) e dos instrumentos de investigação do televisual de Soulages (2008). Obteve-se: hibridismo dos seguintes estratos: informação, persuasão e sedução, contudo o mais determinante é o estrato da sedução, evidente na exposição do corpo feminino através das cenas performáticas, som e imagens

Biografia do Autor

Dilson Carneiro de Oliveira, Universidade da Amazônia - UNAMA

Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2018). Especialista em Marketing pela Universidade da Amazônia (2016). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (2012). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Capital Social e Cultura no Contexto Midiático Contemporâneo (CNPQ/UNAMA)

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Universidade Feevale

  Pós-doutorando do Pós-gradução  em Indústria Criativa da Universidade Feevale (FEEVALE). Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Capital Social e Cultural no contexto da mídia contemporânea (UNAMA/CNPq), membro do GP Journalisme à l´heure du numérique - JAND (Université Lumiré Lyon 2 / Lyon - França) e GP ECCOS - Estudos sobre Comunicação, Consumo e Sociedade (UFPR/CNPq)

Analaura Corradi, Universidade da Amazônia - UNAMA

Doutora em Ciências Agrarias pela Universidade Federal Rural da Amazönia (UFRA). Jornalista e Professora Titular do Programa de Pós Graduação  em Comunicacao, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazönia (UNAMA) Coordenadora do Grupo de Pesquisa Capital Social e Cultura no Contexto Midiático Contemporâneo.

Luiza Elayne Correa Azevedo, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Pós-Doutorado no Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Universidade do Algarve (UAlg), Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) - Universidade Federal do Pará ).

Referências

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

Oliveira, D. C. de, Assumpção, D. J. F., Corradi, A., & Azevedo, L. E. C. (2020). Videoclipes e a experimentação de linguagens e construção de sentido: estudo do clipe Hips don’t lie – Shakira. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 11(2), 27–45. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/40161

Edição

Seção

Artigos