Videoclipes e a experimentação de linguagens e construção de sentido
estudo do clipe Hips don’t lie – Shakira
Résumé
Compreendeu-se interações entre publicidade e o consumo de representações simbólicas, culturais e ideológicas a partir dos elementos de som, corpo e imagem no videoclipe de Shakira - Hips Don't Lie (2006). Recorreu-se ao contrato midiático de Charaudeau (2007) e dos instrumentos de investigação do televisual de Soulages (2008). Obteve-se: hibridismo dos seguintes estratos: informação, persuasão e sedução, contudo o mais determinante é o estrato da sedução, evidente na exposição do corpo feminino através das cenas performáticas, som e imagens
Références
AZEVEDO LUÍNDIA, L.; CORRADI, A. Amazônia: publicidade turística em portais. Revista Memórias - Universidad Cooperativa da Colombia, v. 10, n. 17, p. 45-56, 2012. Disponível em <http://revistas.ucc.edu.co/index.php/me/article/view/123/124>. Acesso em 20 de novembro de 2016.
BARRETO, J. Música & Mass Media. In: Culturgest, 2006. Disponível em . Acesso em 16 de julho de 2018.
CHARAUDEAU, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2006
.CHARAUDEAU, P. Les stéréotypes, c’est bien, les imaginaries, c’est mieux. In: BOYER, H. Stéréotypage, stérétypes: fonctionnments ordinnaries et mises em scène. Langue(s), discourse. Paris: Harmattan, vol. 4, p. 49-63, 2007.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso: Modos de Organização. São Paulo: Contexto, 2008.
CHARAUDEAU, P. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I.L.; MELLO, R. Gêneros reflexões em análise do discurso. Belo Horizonte: NAD/Fale-UFMG, 2004.
CORREA, L. Uma breve história do videoclipe. In: VIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom) – Mato Grosso. Cuiabá, 2007. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/regionais/centrooeste2007/resumos/R0058-1.pdf>. Acesso em 16 de agosto de 2018.
COURTINE, J-J. Discours et image: semiologie des messages mixtes. Paris: Université Sorbonne-Nouvelle, 2006.
DANCYGER, K. Técnicas de Edição para Cinema e Vídeo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
FAIRBANKS, B.; HEIGL, A.; MACKAY, A. The 50 Sexiest Music Videos of All Time. 2012 Disponível em <http://www.nerve.com/entertainment/50-sexiest-music-videos-time>. Acesso em 20 de agosto de 2016.
FAIRCLOUG, N. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília,, 2001.
FERREIRA, W. R. V. O caos semiótico: comunicação no final do milênio: ensaios de crítica da comunicação. São Paulo: Terra Editora, 1996.
LIPOVESKY, G. Sedução, publicidade e pós modernidade. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 12, p.7-13, jun. 2000. (Mídia, cultura e tecnologia), 2002
MACHADO, A. A televisão levada a sério. SP: SENAC, 2000.
MARTEL, F. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
NERCOLINI, M.; HOLZBACH, A. Videoclipe em tempos de reconfigurações. In: Revista FAMECOS, Porto Alegre, nº 39, p. 50-56, 2009.
SOARES, T. A construção imagética dos videoclipes: canção, gêneros e performance na análise de audiovisuais da cultura midiática. Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.
SOARES, T. Videoclipe: o elogio da desarmonia. Recife: Livro Rápido, 2004.
SOULAGES, J. Instrumentos de análise do discurso nos estudos televisuais. In: LARA, G. M.P. et alli. Análises do Discurso Hoje, volume 1. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Lucerna, p. 254-277, 2008.
TORRES, A.; LAFRAIA, D. "Hips Don't Lie", sucesso de Shakira, completa 10 anos. Disponível em <https://www.vagalume.com.br/news/2016/02/28/hips-dont-lie-sucesso-de-shakira-completa-10-anos.html>. Acesso em 16 de julho de 2018.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.