DO QUE ESCAPA: o corpo como figura de resistência em Pasolini

Autores

  • Daniela Dumaresq Universidade Federal do Ceará (UFC)

Palavras-chave:

Análise Fílmica, Política da Imagem, Corpo, Accattone, Pocilga

Resumo

Proponho neste texto analisar filmes de Píer Paolo Pasolini observando as formas de transgressão propostas por corpos indisciplinados que cercam a periferia de Roma ou periferias outras e imaginárias criadas pelo diretor italiano. Interessa-me retornar a filmografia de Pasolini e analisar como estas almas que escapam, que não são alcançadas por “tecnologia política do corpo” (citando Foucault), como elas são construídas pelas imagens e narrativas fílmicas. 

Biografia do Autor

Daniela Dumaresq, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Daniela Dumaresq é professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFC, onde também coordena o cOaLHO – Coletivo de Pesquisas em Cinema e Audiovisual. É Bacharel em Comunicação (UFC), Mestre em Comunicação (UFRJ) e em Cinema (Sorbonne Nouvelle – Paris III), Doutora em Sociologia (USP).

Referências

AMOROSO, Maria Betânia. Píer Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema [Tradução: Maria Luiza Machado Jatobá]. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2013.

GRUNER, Eduardo. Pier Paolo Pasolini: a tragédia do real. In: YOEL, Gerardo (Org.) Pensar o cinema: image, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 235-250

PASOLINI, Pier Paolo. Poemas: Pier Paolo Pasolini. [tradução e notas: Maurício Santana Dias; Organização e introdução: Alfonso Berardinelli e Maurício Santana Dias] São Paulo: Cosac Naify, 2015. 1e-book.

Downloads

Publicado

2016-12-17

Como Citar

Dumaresq, D. (2016). DO QUE ESCAPA: o corpo como figura de resistência em Pasolini. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(3), 22–34. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6246

Edição

Seção

Artigos