DO QUE ESCAPA: o corpo como figura de resistência em Pasolini
Palabras clave:
Análise Fílmica, Política da Imagem, Corpo, Accattone, PocilgaResumen
Proponho neste texto analisar filmes de Píer Paolo Pasolini observando as formas de transgressão propostas por corpos indisciplinados que cercam a periferia de Roma ou periferias outras e imaginárias criadas pelo diretor italiano. Interessa-me retornar a filmografia de Pasolini e analisar como estas almas que escapam, que não são alcançadas por “tecnologia política do corpo” (citando Foucault), como elas são construídas pelas imagens e narrativas fílmicas.
Citas
AMOROSO, Maria Betânia. Píer Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac e Naify, 2002.
BORDWELL, David. Figuras traçadas na luz: a encenação no cinema [Tradução: Maria Luiza Machado Jatobá]. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2013.
GRUNER, Eduardo. Pier Paolo Pasolini: a tragédia do real. In: YOEL, Gerardo (Org.) Pensar o cinema: image, ética e filosofia. São Paulo: Cosac Naify, 2015, p. 235-250
PASOLINI, Pier Paolo. Poemas: Pier Paolo Pasolini. [tradução e notas: Maurício Santana Dias; Organização e introdução: Alfonso Berardinelli e Maurício Santana Dias] São Paulo: Cosac Naify, 2015. 1e-book.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.