Entre poemas, narrações e canções

as gradações das vozes over no documentário O País de São Saruê

Autores

  • Raquel Salama Martins Universidade Federal da Bahia
  • José Francisco Serafim Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo investiga as variações estilísticas e assertivas das vozes over no documentário O país de São Saruê (1971/2004), de Vladimir Carvalho. Tomando como referência o modo de análise fílmica interna proposto por Aumont e Marie (2009), bem como os estudos de Renan Paiva Chaves (2015/2019) sobre o uso da voz over no documentário clássico, buscamos compreender o comentário em O país de São Saruê, identificando os variados modos pelos quais ele se apresenta, e como se relaciona com as imagens no sentido de buscar uma alteridade, identificando-se com o outro. Os resultados do estudo mostram que há uma polifonia narrativa que colabora com a não tipificação do sujeito nordestino, fazendo emergir a cultura oral nordestina como um todo no documentário, com músicas, poesias e toadas que vão dialogando com as imagens, sem prescindir da função informativa e educativa da voz over.

Biografia do Autor

Raquel Salama Martins, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Bolsista Capes. 40130-000. Salvador (BA), Brasil.

José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Antropologia Fílmica pela Université Paris OuestNanterre (França), professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da UFBA. 40170-115. Salvador (BA), Brasil.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Martins, R. S., & Serafim, J. F. (2022). Entre poemas, narrações e canções: as gradações das vozes over no documentário O País de São Saruê. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–25. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71072