O êxtase da verdade

realidade e imaginação em Fitzcarraldo e conquista do inútil

Autores

  • Joyce de Oliveira Rossi Universidade de São Paulo
  • Cecília Mello Universidade de São Paulo

Resumo

O presente artigo realiza uma análise comparativa entre duas obras distintas mas complementares de Werner Herzog, o filme Fitzcarraldo de 1982 e o livro Conquista do Inútil de 2004. À primeira vista, o filme e o livro seguem um modo narrativo convencional, filme de aventura e diário de viagem, respectivamente, e se operam a partir de temas comuns como o contraste entre civilização e natureza, a hibridização entre realidade e imaginação, mundo objetivo e subjetivo. Mas assim como Fitzcarraldo não pode ser considerado um filme comercial convencional, o livro Conquista do Inútil está longe de se configurar como um relato linear sobre a experiência das filmagens. Ao contrário, o livro lança mão de uma linguagem visual e evocativa, e revela a visão pessoal de Herzog sobre a experiência na selva, o contato com os índios e os animais, tudo encadeado em uma estrutura textual associativa que evoca uma lógica semelhante à desordem dos pensamentos. O cotejo proposto oscila entre um exame das convergências entre aspectos mais gerais das obras comparadas, e análises mais detidas de cenas e passagens particulares. Como iremos sugerir, a saga de Fitzcarraldo no filme de 1982 é um espelho da saga de Werner Herzog como cineasta-autor, para quem o cinema opera como acontecimento, e não como representação.

Biografia do Autor

Joyce de Oliveira Rossi, Universidade de São Paulo

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pesquisa sobre realismo, memória e trauma no cinema contemporâneo. Formada em Audiovisual pela ECA-USP, realizou pesquisa de Iniciação Científica sobre o cinema de Werner Herzog.

Cecília Mello, Universidade de São Paulo

Cecília Mello é Professora Associada no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autora de, entre outros, The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (Londres: Bloomsbury 2019 - Honourable Mention - Best Monograph 2020 - British Association of Film, Television and Screen Studies).

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Rossi, J. de O., & Mello, C. (2022). O êxtase da verdade: realidade e imaginação em Fitzcarraldo e conquista do inútil. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–18. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/72195