Narrativas de viagem

as experiências individuais nas promoções dos espaços urbanos

Autores

  • Maria Eduarda Campos de Sá Ferraz Universidade Federal do Tocantins
  • Silvia Helena Belmino Freitas Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80853

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir sobre os papéis desempenhados pelos criadores de conteúdo digital de viagens, no sentido de encontrar contribuições em suas narrativas e o que podem possibilitar aos públicos, bem como identificar as principais características dessas publicações. Como metodologia utilizou-se a Análise de Conteúdo (Bardin, 2009), que possibilitou a escolha da amostra e a elaboração de categorias de análise: a) narrativa de viagem; b) informação de interesse turístico e c) experiência pessoal de lugar. Foram analisados dois canais de informações, o Amanda Viaja e o Oh, my friend!, e conclui-se que canais, blogs e outras redes sociais na internet, servem para consolidar a marca dos lugares e/ou construir imagens e imaginários.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Campos de Sá Ferraz, Universidade Federal do Tocantins

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM) da Universidade Federal do Tocantins e graduada em Jornalismo pela mesma Universidade. Na área da educação, experiência em ensino de Língua Inglesa e ensino de Jornalismo e Cidadania. No jornalismo, experiência nas áreas de radiojornalismo, assessoria de comunicação, social media, produção cultural e fotografia. Participação em projetos de pesquisa e extensão nos campos da cultura popular, fotografia, comunicação e cinema, bem como um grande interesse pelos campos da literatura, da música e da linguagem.

Silvia Helena Belmino Freitas, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase nos temas: cidade, consumo, propaganda e marketing. Líder do Grupo de Pesquisa de Imagem, Consumo, Experiência Urbana em processos/produtos de comunicação (GICEU), registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ferraz, M. E. C. de S., & Freitas, S. H. B. (2022). Narrativas de viagem: as experiências individuais nas promoções dos espaços urbanos. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13(esp), 77–93. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80853

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens