Comunicação, território e dispositivo

a operacionalização da genealogia foucaultiana em pesquisas de Comunicação

Autores

  • Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i3%20especial.93707

Resumo

O artigo propõe a aplicação do método genealógico de Michel Foucault ao campo da comunicação e territorialidades especialmente em pesquisas em mídias digitais. Seu objetivo é mapear a constituição mútua de uma racionalidade na condução dos sujeitos na dimensão micropolítica (governamentalidade), dos discursos considerados verdadeiros (veridicção) e dos processos de subjetivação, além dos atravessamentos tecnológicos sobre corpos e práticas digitalizadas. O estudo busca articular complexamente os campos das subjetividades, algoritmização da vida e relações de poder, analisando documentos digitais que produzem efeitos de verdade e os discursos em dispositivos. Argumenta-se que, ao focar nesses aspectos, o problema torna-se comunicacional, pois envolve a análise de dispositivos, discursos, agenciamentos tecnológicos digitais e os impactos dos meios de comunicação na vida e sociabilidades dos sujeitos. A genealogia foucaultiana destaca as restrições e liberdades discursivas de qualquer período histórico, iluminando a historicidade das categorias utilizadas pelos indivíduos para dar sentido às suas vidas. Ela captura como sujeitos e subjetividades são reconhecidos nas categorias do momento, evidenciando suas “linhas de descendência” e “emergências”. O interesse pelo discurso verdadeiro em ambientes digitais, com suas características próprias (audiência invisível, contextos colapsados e a fluidez entre público e privado) orienta a genealogia foucaultiana como metodologia para acessar as condições em que a tecnologia digital molda as relações políticas.

Biografia do Autor

Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/UFPB). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, com bolsa Capes.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Ferreira, S. R. da S. (2024). Comunicação, território e dispositivo: a operacionalização da genealogia foucaultiana em pesquisas de Comunicação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(3 especial), 60–81. https://doi.org/10.36517/psg.v15i3 especial.93707

Edição

Seção

Dossiê Foucault, 40 anos: pensamento, acontecimento e resistência