Comunicação, território e dispositivo

a operacionalização da genealogia foucaultiana em pesquisas de Comunicação

Autori

  • Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i3%20especial.93707

Abstract

O artigo propõe a aplicação do método genealógico de Michel Foucault ao campo da comunicação e territorialidades especialmente em pesquisas em mídias digitais. Seu objetivo é mapear a constituição mútua de uma racionalidade na condução dos sujeitos na dimensão micropolítica (governamentalidade), dos discursos considerados verdadeiros (veridicção) e dos processos de subjetivação, além dos atravessamentos tecnológicos sobre corpos e práticas digitalizadas. O estudo busca articular complexamente os campos das subjetividades, algoritmização da vida e relações de poder, analisando documentos digitais que produzem efeitos de verdade e os discursos em dispositivos. Argumenta-se que, ao focar nesses aspectos, o problema torna-se comunicacional, pois envolve a análise de dispositivos, discursos, agenciamentos tecnológicos digitais e os impactos dos meios de comunicação na vida e sociabilidades dos sujeitos. A genealogia foucaultiana destaca as restrições e liberdades discursivas de qualquer período histórico, iluminando a historicidade das categorias utilizadas pelos indivíduos para dar sentido às suas vidas. Ela captura como sujeitos e subjetividades são reconhecidos nas categorias do momento, evidenciando suas “linhas de descendência” e “emergências”. O interesse pelo discurso verdadeiro em ambientes digitais, com suas características próprias (audiência invisível, contextos colapsados e a fluidez entre público e privado) orienta a genealogia foucaultiana como metodologia para acessar as condições em que a tecnologia digital molda as relações políticas.

Biografia autore

Sérgio Rodrigo da Silva Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto no Departamento de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba (DEMID/UFPB). Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (POSCOM/UFBA). Estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades, com bolsa Capes.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-11-27

Come citare

Ferreira, S. R. da S. (2024). Comunicação, território e dispositivo: a operacionalização da genealogia foucaultiana em pesquisas de Comunicação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(3 especial), 60–81. https://doi.org/10.36517/psg.v15i3 especial.93707

Fascicolo

Sezione

Dossiê Foucault, 40 anos: pensamento, acontecimento e resistência