Editorial

Identidades de crianças e jovens na cultura digital

Autores

  • Inês Sílvia Vitorino Sampaio UFC
  • Laura Robinson Santa Clara University
  • Georgia da Cruz Pereira UFC
  • George Torres UFC

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i2%20especial.94540

Resumo

A cultura digital tem se imbricado, cada dia mais, na vida cotidiana das pessoas. Em especial nas últimas décadas, tem afetado, substantivamente, a constituição dos repertórios culturais de grupos e indivíduos sociais, suas práticas e identidades. Por um lado, o acesso à cultura digital é um direito, por outro lado é também um desafio quando o exercício desse direito se realiza em espaços comunicacionais conformados por lógicas de negócio, que sobressaem sobre os interesses coletivos. 

Biografia do Autor

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, UFC

Professora Titular na área de Comunicação da Unversidade Federal do Ceará. Investigadora Associada ao Centro de Excelência da Criança Digital na Deakin University desde 2022. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas, com participação em Programa de Doutorado Sanduíche na Westfälische Wilhelms Universität Münster, Alemanha. É fundadora e vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM/UFC).

Laura Robinson , Santa Clara University

Professora do Departamento de Sociologia da Santa Clara University. Ela obteve seu doutorado pela UCLA, onde recebeu uma bolsa Mellon em estudos Latino-Americanos e uma Bourse d’Accueil na École Normale Supérieure. Além de ter sido agraciada com uma bolsa de pós-doutorado em um projeto financiado pela Fundação John D. e Catherine T. MacArthur no USC Annenberg Center, foi professora assistente visitante na Cornell University, professora associada ao Berkman Klein Center for Internet and Society da Universidade de Harvard, e presidente do CITAMS (antigo CITASA). Seu atual estudo plurianual examina as desigualdades digitais e informacionais. Suas outras publicações exploram a construção de identidades e interações, bem como mídias digitais no Brasil, na França e nos Estados Unidos.

Georgia da Cruz Pereira, UFC

Professora Adjunta do curso de graduação em Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará. É doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora de Comunicação e Tecnologias no LabGRIM (Laboratório de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e e Mídia (LabGRIM/UFC).

George Torres, UFC

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, graduado em Publicidade e Propaganda e mestre em Comunicação pela mesma instituição. Atua como Supervisor Educacional do Instituto Atlântico (ICT) e como professor no curso de Publicidade e Propaganda na Uninassau. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a construção de narrativas de si e o uso de personas digitais entre jovens gays em fóruns online.

Downloads

Publicado

2024-11-24

Como Citar

Sampaio, I. S. V., Robinson , L., Pereira, G. da C., & Torres, G. (2024). Editorial: Identidades de crianças e jovens na cultura digital. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(2 especial), 1–9. https://doi.org/10.36517/psg.v15i2 especial.94540