NATIONAL AUDIOVISUAL POLICY AND THE ANIMATION FROM CEARÁ DEVELOPMENT

Authors

  • Samantha Claret Capdeville Universidade Federal do Ceará
  • Thaynara Andressa Frota Araripe
  • Marcio Ferreira Rodrigues Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Roberta Filizola Custodio Barroso Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Abstract

This work intends to analyze the animation from Ceará development, in the period among the years 2014 and 2018, period which Brazilian animation market experienced its best scenario since the time known as national cinema “resumption”, and its relationship with national cinema policy. The sector advances in Ceará, due to production of the series “Astrobaldo”, by Lunart production company, and “Um Conto em Cada Ponto” by Tusche, displayed on public TVs, were noted as well. In order to realize this study, the main audiovisual policies, at federal and state levels, which ensured the establishment of this scenario, were investigated, through a qualitative and bibliographic research, using an interdisciplinary approach. It is highlighted that stimulating animation cinema from Ceará is to promote the state’s economic and cultural diversity development. Therefore, the existence of mechanisms and public policies designed to regulate the sector is fundamental for the means of production decentralization.

Author Biographies

Samantha Claret Capdeville, Universidade Federal do Ceará

Coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Professora das disciplinas das áreas de Produção, Projetos, Legislação e Economia do Audiovisual. Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999) e Doutora em Comunicação (Novas Mídias Audiovisuais, com tese intitulada: Dinâmicas Psicológicas na Fruição das Novas Mídias) pela UNIVERSITA CATTOLICA DEL SACRO CUORE - Milão (2005), revalidado pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ. Foi responsável pela criação e implementação da primeira graduação em cinema do Estado de Minas Gerais em 2005 no Centro Universitário UNA. Além de coordenadora do curso, lecionou diversas disciplinas de cinema e audiovisual nesta Instituição e na pós-graduação em Produção e Crítica Cultural do Instituto de Educação Continuada (IEC) na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Participou de importantes projetos nacionais e internacionais na Produção e na Produção Executiva em Cinema e Séries para TV, como O Palhaço (Selton Mello), HU, de Pedro Urano; Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein; Pequeno Segredo, de David Schurmann, indicados para representar o Brasil no Oscar em 2017, e Canastra Suja, de Caio Soh (2015), vencedor de diversos prêmios no Los Angeles Brazilian Film Festival, entre outros. Dentre as produções internacionais destacam-se o longa RIO, EU TE AMO e a maior co-produção internacional para TV realizada no Brasil, intitulada Vermelho Brasil, ambos pela Conspiração Filmes. Em 2008, foi responsável no Festival de Berlim pelo Pitching do premiado ?A Festa da Menina Morta?, de Matheus Nachtergaele. Em 2014, lançou seu primeiro longa como produtora, intitulado Campo de Jogo, dirigido por Eryk Rocha. Em 2019 lançou a série documental Babel/SP, composta por 7 episódios de 1 hora cada, produzida em 2017 para a HBO Latin América e produziu o longa de ficção Subterrânea, dirigido por Pedro Urano, em fase de finalização. 

Áreas de Interesse: Cinema, Audiovisual, políticas públicas cultuais, Distribuição, Leis de Incentivo, Séries, TV.

Thaynara Andressa Frota Araripe

Mestra em Ordem Jurídica Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduanda em Direito Processual Civil pelo IBMEC. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Advogada

Marcio Ferreira Rodrigues Pereira, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Filosofia e em Direito pela Universidade de São Paulo e pela Queen's University (doutorado em cotutela), mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador. Atualmente, é professor na Universidade Federal do Ceará, onde, na pós-graduação, atua no Programa de Letras, na linha Literatura e Filosofia, e, na graduação, no curso de Direito e no Instituto UFC Virtual. Coordena o grupo de pesquisa "Literatura, cinema e gramática política", que, articulando literatura, cinema e filosofia, examina temas prementes da atual paisagem política, como: vigilância, capitalismo de plataforma, pós-trabalho, dentre outros. organiza cursos livres nas áreas de Filosofa e Literatura e publicou recentemente “Batedêra”, um ensaio
sobre os entregadores de bicicleta em Salvador.
Seus principais temas de interesse têm sido: democracia, poder constituinte, comum, representação política, filosofia, literatura e cinema.

Roberta Filizola Custodio Barroso, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2019). Cursando a especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Desenvolveu e roteirizou o curta de animação “Uma volta pela Praça”, financiado pelo Edital das Artes de 2016 e exibido no circuito de festivais. Fez o curso básico de cinema de animação no Núcleo de Cinema de Animação da Casa Amarela Eusélio Oliveira, onde ministrou aulas de roteiro e produção de projetos de animação. Escreveu, dentre outros roteiros e projetos, o piloto para série de animação "Jerimum”, projeto contemplado pelo edital PROJETO CEARÁ INÉDITO / TV CEARÁ. Frequentou o curso de desenho, de Histórias em Quadrinhos e a oficina de Construção de Narrativas e Mercado Editorial do Estúdio Daniel Brandão. É redatora do site Cosmonerd sobre animação e literatura.

Published

2020-12-31

How to Cite

Capdeville, S. C., Araripe, T. A. F., Pereira, M. F. R., & Barroso, R. F. C. (2020). NATIONAL AUDIOVISUAL POLICY AND THE ANIMATION FROM CEARÁ DEVELOPMENT . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 11(2), 129–150. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/60813

Issue

Section

Artigos