O devir-negro no filme Coringa

Authors

  • Fábio Pezzi Parode Universidade Federal do Ceará
  • Maximiliano Oscar Zapata Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Abstract

This article focuses on the problem of minority-becoming and takes as reference the notions of becoming black, from the author Mbembe and the construction of subjectivity from Guattari, Rolnik and Deleuze. The object proposed in this study is the film Joker (US production of 2019, directed by Todd Phillips) that raises critical-philosophical questions in the audiovisual field due to its imagery production committed to social and minority segments, in the perspective pointed out by Mbembe. The challenge is to think about becoming black and the production of subjectivity based on the narrative and visual developments proposed in the film. The method adopted is speculative in its approach and theoretical-critical in its proposal.

Author Biographies

Fábio Pezzi Parode, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Estética pela Université de Paris 1 - Panthéon Sorbonne (2005), mestrado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS (2000), Especialista em Design Estratégico pela UNISINOS (2008), graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estética e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, estética e comunicação, comunicação visual e design. É professor pesquisador em Design, Artes Visuais e Estética, com publicações na área; Realiza pesquisa sobre audiovisual, estética e processos minoritários. Foi editor do periódico científico Strategic Design Research Journal, www.unisinos.br/sdrj, de 2008 até 2015. É membro do Grupo de pesquisa CNPq Pintura Contemporânea em seu Campo Específico, liderado pela profa. Dra. Icleia Borsa Cattani - UFRGS; membro do Grupo de Pesquisa CNPq Semiótica e Estudos da Comunicação - GPESC, liderado pelo prof. Dr. Alexandre Rocha da Silva - UFRGS; e membro do Grupo de Pesquisa CNPq Design Estratégico para Inovação Social e Cultural, liderado pela profa. Dra. Ione Bentz. Realizou pós-doutorado sobre o tema Arte e Design com supervisão da prof. Dra. Icleia Borsa Cattani, do programa de pós-graduação em Artes da UFRGS e também realizou pós-doutorado na Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades (Comunicação) sobre Estética, Comunicação e Poder.

Maximiliano Oscar Zapata, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016). Possui mestrado em filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2020).Fez iniciação científica nas áreas de filosofia e design estratégico.

Nythamar Hilario Fernandes de Oliveira Junior, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Após cursar dois anos de Engenharia Eletrônica (Básico) na Escola Politécnica da FESP, fez graduação e mestrado em Teologia (Licence et Maîtrise en Théologie) na Faculté de Théologie Réformée d'Aix-en-Provence (1985, 1987), mestrado em Filosofia (Villanova University, 1990) e doutorado em Filosofia (Ph.D., 1994) pela State University of New York em Stony Brook. Tem pós-doutorado na New School for Social Research (1997-98), na University of Miami (2015, 2016), na London School of Economics e na Universität Kassel (2004-05, 2012), onde foi pesquisador bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung. Tem sido Pesquisador do CNPq desde 1995, e atuado como consultor ad hoc do CNPq, da CAPES e da FAPERGS. Foi professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 1994-99, e tem sido professor visitante na University of Toledo, Ohio (EUA), desde 2007-08. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Coordenador de área da Filosofia na CAPES (quadriênio 2018-22), Coordenador do Grupo de Pesquisa em Neurofilosofia (Instituto do Cérebro, InsCer), Editor da revista Veritas, membro do Comitê de Bioética Clínica e membro da comissão coordenadora do Centro Brasileiro de Pesquisas em Democracia, criado em 2009. Criou em 1999 a Sociedade Brasileira de Fenomenologia e foi Coordenador do PPG em Filosofia e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS, tendo atuado como membro do Comitê Assessor da Área Filosofia junto à CAPES (triênio 2004-06) e como parecerista e consultor editorial de vários periódicos especializados. Tem experiência nas áreas de Ética e Filosofia Política, atuando ainda nas áreas de hermenêutica, fenomenologia e idealismo alemão. Organizou 16 eventos internacionais e participou com apresentação de trabalho em mais de 60 eventos (sendo mais de 30 eventos internacionais). Orientou 18 estágios pós-doutorais, 32 dissertações de mestrado e 31 teses de doutorado (concluídas e publicamente defendidas). Publicou 5 livros como autor individual (monografias), co-organizou 11 volumes e tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, tais como Manuscrito, Deutsche Zeitschrift für Philosophie, Veritas, Filosofia Política, Dois Pontos, Civitas, New Nietzsche Studies, International Studies in Philosophy, Comparative and Continental Philosophy e Rivista Internazzionale di Filosofia del Diritto, e mais de 15 capítulos de livro em coletâneas publicadas pela Blackwell, Presses Universitaires de France, W. de Gruyter e editoras universitárias nacionais e estrangeiras.

Published

2021-07-29

How to Cite

Parode, F. P., Zapata, M. O. ., & Oliveira Junior, N. H. F. de . (2021). O devir-negro no filme Coringa. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 12(1), 48–61. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71011

Issue

Section

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação