To the master with affection

memories of a plural pedagogical praxis

Authors

  • Naiana Rodrigues da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Joubert de Albuquerque Arrais Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.72166

Abstract

In this apology-essay, we build a narrative about the pedagogical praxis of Professor Gilmar de Carvalho, during his work in the Social Communication Course at the Federal University of Ceará. We use our memories of student life to reflect on the plural working methods of a teacher who affected us and was directly responsible for building our teaching careers and those of several other professionals in communication, journalism and education. To do so, we immerse ourselves in a writing with biographical marks that intertwines with our analytical gaze of professors and researchers, in a dialectical movement that balances itself in the self-other; past - present relationships, so that we can trace an imprecise but affective drawing of the educator Gilmar.

Author Biographies

Naiana Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora na linha de pesquisa Epistemologia, Teoria e Metodologia da Comunicação do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo (2022), onde investigou ?As relações de comunicação e de trabalho de jovens jornalistas cearenses: um estudo sobre as dramáticas do uso de si, a deontologia e o ethos profissionais?. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (2011), onde investigou a convergência midiática na redação do jornal cearense Diário do Nordeste. Especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (2007) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (2003), quando estudou as estratégias narrativas televisivas com os reality shows. É professora adjunta do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará com dedicação exclusiva (2014), atuando na área de Jornalismo Multimídia e Convergência Midiática. Atualmente é pesquisadora no Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP) e no grupo Práxis no Jornalismo (Praxisjor - UFC). Tem experiência no ensino de Jornalismo com ênfase em Jornalismo Multimídia, Teorias do Jornalismo, Técnicas de redação jornalística, Teorias da Comunicação, Webjornalismo, Cibercultura e Jornalismo de Moda. Possui interesses de pesquisa em comunicação, trabalho, ergologia e discurso.

Laecio Ricardo de Aquino Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1998) e mestrado em Sociologia pela mesma instituição (2005). É doutor em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Bacharelado em Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em estudos da imagem (história e teoria do cinema; estética e teoria do documentário).

Joubert de Albuquerque Arrais, Universidade Federal do Cariri

Professor Adjunto do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA), atuando no Bacharelado em Jornalismo e na licenciatura em Música, ambos da Universidade Federal do Cariri/UFCA (Campus Juazeiro do Norte). Doutor em Comunicação e Semiótica - PUC/SP. Mestre em Dança - PPGDanca/UFBA. Bacharel em Comunicação Social/Jornalismo/ UFC). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDanca/UFBA). Atua no ensino e na pesquisa com as áreas da Comunicação e da Dança/Arte, alicerçado no setor Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte (UFCA) e na linha de pesquisa Processos e Configurações Artísticas em Dança (PPGDança/UFBA), trabalhando com as seguintes temáticas: pesquisa acadêmica; pesquisa artística; comunicação e arte, critica de dança, jornalismo expandido, comunicação audiovisual, processos de criação artística, teorias da comunicação e das interseccionalidades, artes/danças contemporâneas, editoração de revista acadêmicas em artes.

Published

2022-12-28

How to Cite

Silva, N. R. da, Rodrigues, L. R. de A., & Arrais, J. de A. (2022). To the master with affection: memories of a plural pedagogical praxis. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13, 1–22. https://doi.org/10.36517/psg.v13i0.72166