Hashtag #ataqueàsescolas
uma reflexão para além das questões de segurança
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.92669Abstract
O que fazer quando as escolas são alvos de ataques? O presente artigo discute fatores envolvidos nesse problema para além da segurança e analisa cartilhas produzidas pelo poder público em resposta imediata a esse que não é um fenômeno novo no Brasil, embora tenha se intensificado nos últimos anos. Um ponto importante da reflexão está no papel que as redes sociais e plataformas têm tido ao propiciar a organização de grupos que planejam tais ataques. Com base na Análise Crítica do Discurso de Fairglough (2001), nos debruçamos sobre três dessas cartilhas: uma feita pelo governo estadual do Ceará e duas produzidas pelo governo federal. Nosso objetivo foi aprofundar a discussão sobre o contexto que propicia esse tipo de violência e compreender por meio das análises as ordens discursivas presentes nesses materiais oficiais e como seus discursos abordam a questão e endereçam soluções. O estudo identificou que a ordem discursiva da segurança prevaleceu na cartilha do governo estadual, enquanto a ordem discursiva da educação sobressaiu nas cartilhas do governo federal. O vínculo discursivo a essas ordens expressa, por outro lado, uma abordagem mais restrita (governo estadual) ou mais ampla (governo federal) do fenômeno e suas possíveis soluções.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.