Dossiê "Fotografia": submissões abertas
A fotografia, ao longo de sua história, construiu uma tradição robusta e diversificada que abrange dimensões tecnológicas, ontológicas e artísticas. Esse campo complexo reúne um rico repertório de teorias que tanto orientam quanto desafiam nosso entendimento sobre o que é o fotográfico. Nesse contexto, a fotografia opera simultaneamente como tecnologia, arte e linguagem. Suas dimensões tecnológicas moldam os meios e as possibilidades de criação, enquanto suas implicações ontológicas questionam a relação entre imagem e realidade. A perspectiva artística explora os limites da criatividade, reimaginando o que pode ser visto e sentido através da imagem.
Assim, a fotografia produziu uma rica tradição discursiva que registra os aspectos íntimos, pessoais e afetivos que aderem à sua poderosa presença na vida cotidiana. Esse processo foi resultado de um esforço para que fotografias sejam verdadeiras, factuais, contadoras da verdade, registros probatórios, documentais, memoriais, comunicacionais etc. Embora ela também tenha sofrido com crises de identidade (É arte ou documentário? É uma ferramenta comercial ou um registro social?), crise de relevância (Qual a função da fotografia na pós-verdade? Qual sua posição diante do avanço da inteligência artificial?) e reivindicação enquanto dispositivo político (Qual a potência da fotografia na produção de visibilidade? Qual seu papel na manutenção da memória? Sua função na fabulação crítica?).
Não por acaso, se torna imprescindível seguir na retomada de reflexões acerca das condições de emergência da fotografia, assim como as circunstâncias da sua disseminação e condições específicas que permitem o seu papel político. Essas questões que nos atravessam fomentam a elaboração deste Dossiê, que busca reunir contribuições relacionadas a fotografia, ainda que não de forma exclusiva, sobre os seguintes pontos:
- Fotografia: matéria, imagem e memória
- Fotografia: imagens do pensamento
- Fotografia: os objetos técnicos e pensamento instrumental
- Fotografia: obturador e o observador
- Fotografia: verdade e pós-verdade
- Fotografia: ficções e fabulação crítica
Editores: Prof. Dr. Aluísio Ferreira de Lima (UFC), Prof. Dr. Alexandre Romariz Sequeira (UFPA) e Prof. Dr. Fernando Luís Maia da Cunha (UFC).
- Atenção aos prazos:
Prazo de submissão: 15/08/2025
Prazo de avaliação: 15/10/2025
Prazo de edição: 30/11/2025
Prazo para publicação: janeiro de 2026