Novas tecnologias e cidadania: a internet como fator de politização ou de adequação das comunidades excluídas ao sistema produtivo?

Autores/as

  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará

Palabras clave:

Cidadania, internet, participação.

Resumen

O objetivo central do trabalho é identificar como os projetos de inclusão social realizados pela ONG VIVA RIO, através do portal VivaFavela, e a ONG Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza – CDVHS, através de seu site, estão contribuindo para o exercício da cidadania em comunidades periféricas. A internet vem sendo usada como fator de politização ou de adequação das comunidades excluídas ao sistema produtivo? Quais as semelhanças e diferenças dos projetos desenvolvidos por essas duas Organizações Não Governamentais, a VIVA RIO, na periferia do Rio de Janeiro, e o CDVHS, na periferia de Fortaleza? Práticas políticas coletivas nos projetos comunitários vêm sendo substituídas por alternativas individuais de ascensão social e conseqüente inclusão no sistema produtivo?

Biografía del autor/a

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

Professora do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, ministrando as disciplinas Jornalismo Comunitário (habilitação em Jornalismo) e Comunicação Comparada (habilitação em Publicidade). Mestrado e Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC e pós-doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP.

Publicado

2011-07-18

Cómo citar

Nunes, M. V. (2011). Novas tecnologias e cidadania: a internet como fator de politização ou de adequação das comunidades excluídas ao sistema produtivo?. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 2(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1154