Exclusivas, recorrentes e universais: Abordagens da sociabilidade em documentários de periferia

Autores/as

  • Gustavo Souza Universidade Paulista

Palabras clave:

Documentário, Periferia, Sociabilidade.

Resumen

A produção documental periférica apresenta três importantes modos de apropriação de temáticas referentes às sociabilidades cotidianas: um relacionado às experiências exclusivas dos espaços periféricos; outro às experiências recorrentes, mas não exclusivas das periferias e favelas e um terceiro que transcende o território e migra para questões universais. Para comprovar esta hipótese, este trabalho analisará documentários realizados em diversas cidades brasileiras, fazendo-lhes a seguinte pergunta: como tais filmes apreendem o cotidiano e suas respectivas sociabilidades? A resposta a esta questão atenta para um cotidiano distante do ponto de vista que o enxerga como o lugar do banal, da intimidade e do rotineiro sem história, para situá-lo como um espaço de produção histórica e política que se configura como um importante eixo que estrutura a produção audiovisual periférica.

Publicado

2015-08-05

Cómo citar

Souza, G. (2015). Exclusivas, recorrentes e universais: Abordagens da sociabilidade em documentários de periferia. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 5(2), 3–19. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1724

Número

Sección

Artigos Livres