Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”

Autores

  • Hadriel Theodoro Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Palavras-chave:

bichas, estudos de gênero e sexualidade, cidadania, comunicação, consumo

Resumo

Em nossa sociedade e cultura, as bichas são reiteradamente discriminadas, tanto pela estigmatização de um desejo homoerótico quanto pelas expressões de gênero que transpõem as barreiras de um ideal de masculinidade hegemônico. Elas sofrem, por consequência, com uma série de violências, simbólicas e físicas, que as coloca em um lugar de precariedade. Dado este contexto, o presente artigo visa refletir sobre os modos de apropriações e usos das mídias alternativas (sobretudo a Internet) para a criação, circulação e consumo de discursos contra-hegemônicos sobre a homossexualidade e as expressões de gêneros que a englobam. Para tanto, o vídeo “Bichas: o documentário” é tomado como o objeto de análise. Veiculado no site de compartilhamento de vídeos YouTube, “Bichas” teve mais de 479 mil acessos desde a sua divulgação (em fevereiro de 2016). A metodologia empregada se pauta na análise dos discursos das seis bichas que relatam suas vivências. De modo geral, pode-se afirmar que as mídias digitais possuem um forte potencial de articulação no sentido de promover engajamentos em sentidos diversos. No caso das bichas, elas demonstram ser uma importante ferramenta para a demanda por cidadania e transformações sociais.

Biografia do Autor

Hadriel Theodoro, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (Bolsista CAPES - PROSUP Integral) e doutorando na mesma instituição.

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Publicado

2017-09-15

Como Citar

Theodoro, H. (2017). Resistências em Rede: Uma análise das articulações entre cidadania, comunicação e consumo a partir do vídeo “Bichas: o documentário”. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(1), 95–106. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20258

Edição

Seção

Artigos