Das ondas sonoras à web: Um panorama conceitual e histórico sobre a expansão radiofônica no Brasil

Autores/as

  • Luana Viana Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Este artigo pretende, em primeiro lugar, traçar um panorama do estado da arte das pesquisas radiofônicas no Brasil. Para isso, partimos de uma revisão de literatura considerando o ponto de vista de pesquisadores brasileiros para apresentar as alterações sofridas pelo rádio e como esses estudiosos as observam. Nosso problema de pesquisa constitui em debater a relação entre esses pensamentos e o contexto histórico radiofônico. Como resultado, observamos duas vertentes que regem os estudos de rádio no Brasil: 1) aqueles voltados para o passado, contribuindo para um memorial sobre o assunto; 2) os que acompanham as mudanças tecnológicas apontando, inclusive, tendências para o uso do meio.

Biografía del autor/a

Luana Viana, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), membro do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (PPGCOM/UFOP) e do Grupo de Pesquisa Mediações e Interações Radiofônicas (PPGCOM/UERJ).

Citas

BARBOSA FILHO, André. Gêneros Radiofônicos. 2ª edição, São Paulo: Paulinas, 2009.

CUNHA, Mágda. O rádio na nova ecologia de mídia. In: ZUCULOTO, Valci. LOPEZ, Debora Cristina. KISCHINHEVSKY, Marcelo. (Org.) Estudos radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom. 1. ed. São Paulo: Intercom, v. 1. 530p, 2016.

FERRARETTO, Luiz Artur; KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio In: Enciclopédia Intercom De Comunicação. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. v. 1, p. 1.009-1.010.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: O veículo, a história e a técnica. 2° ed. Porto Alegre, Sagra Luzzatto, 2001.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: teoria e pratica. São Paulo: Ed. Summus, 2014.

FERRARETTO, Luiz Artur. Uma proposta de periodização para a história do rádio no Brasil. Eptic (UFS), v. XXIV, p.1-24, 2012.

FIDLER, Roger. Mediamorfosis: compreender los nuevos medios. Buenos Aires, Granica, 1998.

FREIRE, Marcelo. CARREIRO, Rodrigo. Audio slideshow como formato para reportagens multimídia baseadas em som. In: Luciano Klöckner; Luiz Artur Ferraretto. (Org.). E o Rádio? Novos Horizontes Midiáticos. 01ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 318-330, 2010.

HAUSSEN, Doris Fagundes. O rádio em teses e dissertações dos PPGs em Comunicação brasileiros (2002-2012). In: ZUCULOTO, Valci; KISCHINEVSKY, Marcelo; LOPEZ, Debora. (Org.). Estudos radiofônicos no Brasil. 25 anos do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom. 1ªed.São Paulo: Intercom, 2016, v. 1, p. 95-104

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social. Comunicação, Mídia e Consumo (Online), v. II, p. 143-162, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo; MODESTO, Cláudia Figueiredo. Interações e mediações, instâncias de apreensão da comunicação radiofônica. Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, v. 2, p. 12-20, 2014.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O Facebook da CBN na Copa das Mobilizações ? Notas sobre as articulações entre rádio e mídias sociais. Interin (UTP), v. 16, p. 4-17, 2013.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, v. 1. 152p. 2016.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs Circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 9, p. 136-149, 2012b.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio social: mapeando novas práticas interacionais sonoras. Revista Famecos, Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 19, n. 2, p. 410-437, maio-ago. 2012a.

LOPEZ, Debora Cristina. (Re)Construindo o conceito de audiência no rádio em cenário de convergência. In: Valci Zuculoto; Debora Cristina Lopez; Marcelo Kischinhevsky. (Org.). Estudos radiofônicos no Brasil: 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Midia Sonora da Intercom. 1ed.São Paulo: Intercom, v. 1, p. 326-342, 2016.

LOPEZ, Debora Cristina. Marcos tecnológicos do radiojornalismo no Brasil: uma revisão histórica. In: KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair (Org). A história da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do Brasil. Porto Alegre: Edipucrs, 2009.

LOPEZ. Debora. Rádio com Imagens: uma proposta de sistematização do uso de vídeos em páginas de emissoras de rádio. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 80-96, 2012.

LOPEZ, Debora Cristina. Radiojornalismo hipermidiático: tendências e perspectivas do jornalismo de rádio all news brasileiro em um contexto de convergência tecnológica. Covilhã: LabcomBooks, 2010.

LOPEZ, Debora Cristina; VIANA, Luana; ALVES, Ticiane; FERREIRA, Laís; SANTOS, Priscila. Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio. Revista Ação Midiática: Estudos em Comunicação Sociedade e Cultura. Universidade Federal do Paraná. Nº 10, p. 181-198, 2015.

MAGNONI, Antonio Francisco. ALMEIDA, Ana Carolina. Rádio e internet: recursos proporcionados pela web ao radiojornalismo. In: MAGNONI, Antonio Francisco; CARVALHO, Juliano Maurício de. (Orgs.). O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Ed. Senac, 2010.

MEDEIROS, Macello Santos de. Transmissão sonora digital: modelos radiofônicos e não radiofônicos na comunicação contemporânea. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, Santos, 2007.

MEDITSCH, Eduardo. A informação sonora na webmergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia. In: MAGNONI, Antonio Francisco; CARVALHO, Juliano Maurício de. (Orgs.). O novo rádio: cenários da radiodifusão na era digital. São Paulo: Ed. Senac, 2010.

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo radiojornalismo. Florianópolis: Insular, 2001.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Radiojornalismo no Brasil: fragmentos de história. Revista USP. Num 22, dez-fev 2002-2003.

PRATA, Nair. Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora - 20 anos. Rádio-Leituras, v. 2, p. 1, 2012.

PRATA, Nair. Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Florianópolis: Insular, 2009.

QUADROS, Mirian Redin. LOPEZ, Debora Cristina. Rádio e redes sociais: novas ferramentas para velhos usos?. In Texto (UFRGS), v. 30, p. 166-183, 2014.

VIANA, Luana. O áudio em reportagens radiofônicas expandidas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFOP, Mariana, 2017.

Publicado

2019-12-15

Cómo citar

Viana, L. (2019). Das ondas sonoras à web: Um panorama conceitual e histórico sobre a expansão radiofônica no Brasil. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 10(2), 11–28. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/40229

Número

Sección

Artigos Livres