Mundos Possíveis onde tudo faz sentido

a dimensão semiótica da comunicação publicitária

Autores/as

  • Maria Belém Ribeiro Universidade Lusófona do Porto

Resumen

Resumo: Neste artigo procura-se analisar o contributo dos elementos semióticos nas narrativas publicitárias. Partindo do conceito de signo, das ordens de significação enunciadas por Roland Barthes e dos elementos da narratologia enunciados por Greimas, analisam-se spots de três marcas, com o objetivo de desvendar a importância da semiose na comunicação publicitária, enquanto sistema que coabita com outros sistemas que compõem a sociedade e que, desta forma, aportam sentido à vida humana e contribuem para que o consumidor encontre o seu próprio lugar nas suas narrativas de vida.

Este artigo teve como base uma parte da investigação da tese de doutoramento da autora deste trabalho.

Biografía del autor/a

Maria Belém Ribeiro, Universidade Lusófona do Porto

Maria Belém Reis Serra Pereira Ribeiro. Concluiu Ciências da Literatura - Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade do Minho em 2010. Publicou 3 artigos em revistas especializadas, possui 2 livros publicados. Participou em 31 eventos em Portugal. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens.

Publicado

2022-02-16

Cómo citar

Ribeiro, M. B. (2022). Mundos Possíveis onde tudo faz sentido: a dimensão semiótica da comunicação publicitária . Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 12(2), 75–96. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/70941

Número

Sección

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação