O predador na cidade pela Nova Hollywood

Autores/as

  • Matheus Pinto Biscaro Universidade de São Paulo

Resumen

O presente artigo propõe analisar a maneira com a qual o espaço urbano real de Nova York é apresentado em duas obras chaves do cinema da chamada Nova Hollywood: Operação França (The French Connection, 1971), dirigida por William Friedkin, e Taxi Driver – motorista de táxi (Taxi Driver, 1976), dirigida por Martin Scorsese. O intuito de tal analise é compreender de que modo o mal-estar social norte-americano das décadas de 1960 e 1970 (encabeçada pela Guerra do Vietnã, luta pelos Direitos Civis, mudanças demográficas e um contra-ataque reacionário) reverberam no cinema do período, em especial pelo olhar masculino incoerente de seus protagonistas e em sua relação com a cidade de Nova York. 

Biografía del autor/a

Matheus Pinto Biscaro, Universidade de São Paulo

Bacharel em Audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2019. Sob a orientação da professora Cecília Antakly de Mello, foi bolsista FAPESP de iniciação científica (2016-2017) com a pesquisa “A montagem na Obra de Satoshi Kon” e atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais da mesma instituição com a pesquisa “Encurralado: um conto sobre a paranoia, a máquina e a masculinidade na Hollywood dos anos de 1970”, sobre o longa-metragem de estreia do diretor Steven Spielberg.

Publicado

2022-10-14

Cómo citar

Biscaro, M. P. (2022). O predador na cidade pela Nova Hollywood. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 13, 1–21. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/71611