Implicações éticas do cuidado de si na obra de Michel Foucault

Autores/as

  • Elvis Rezende Messias Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha)
  • Iuri de Carvalho Santos Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA)

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15iespecial.93514

Resumen

O texto é fruto de pesquisa bibliográfica e perspectiva teórico-conceitual, problematizando como a questão ética se faz presente na obra de Michel Foucault. Seu objetivo geral é compreender as implicações éticas do cuidado de si, à luz da obra foucaultiana. Inicialmente, investiga quando e de que modo a reflexão ética encontra-se no pensamento de Foucault. Posteriormente, identifica a relação ética consigo mesmo e seus postulados. Por fim, procura elucidar como Foucault encontra na ética do cuidado de si um modo de construção de si mesmo, uma relação distinta do assujeitamento às normas, suas características e também o modelo da estética da existência para uma elaboração da vida como uma obra de arte em um novo modo de ser.

Biografía del autor/a

Elvis Rezende Messias, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG Campanha)

Doutor em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), bolsista CAPES, Linha de Pesquisa Educação, Filosofia e Formação Humana (LIPEFH). Mestre em Educação (Filosofia da Educação) pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Especialista em Filosofia e em Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR) e em Doutrina Social da Igreja pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Campanha. Bacharel em Teologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Docente-pesquisador da UEMG Campanha. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos em Filosofia da Educação (GRUPEFE, CNPq).

Iuri de Carvalho Santos, Faculdade Católica de Pouso Alegre (FACAPA)

Bacharelando do 7° Período de Teologia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre-MG (FACAPA). Bacharel em Filosofia pelo Curso Livre do Instituto Filosófico São José, vinculado ao Seminário Diocesano Nossa Senhora das Dores, Diocese da Campanha-MG e Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, mantido pelo Centro de Ensino Superior do Brasil de Valparaiso-GO. É seminarista da Diocese da Campanha e dedica-se à pesquisa nas áreas de Filosofia Contemporânea com ênfase em subjetividade, ética e sexualidade em Michel Foucault e relações com teoria e identidade de gênero. Atualmente dedica-se ao estudo sobre sexualidade e gênero na Teologia Dogmática dentro da Antropologia Teológica em relação com a Teologia Moral. É membro do Grupo de Pesquisa da Faculdade Jesuíta (FAJE) sobre a relação entre Teologia e Sexualidade.

Publicado

2024-10-15

Cómo citar

Messias, E. R., & Santos, I. de C. (2024). Implicações éticas do cuidado de si na obra de Michel Foucault. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 15(especial), 71–95. https://doi.org/10.36517/psg.v15iespecial.93514

Número

Sección

Dossiê Michel Foucault, o filósofo das minorias: pensamento, resistência, obra