PRAÇA/CASA: Ação, reflexão e imagem no âmbito da arte pública relacional e da arte/educação

Auteurs

  • Herbert Rolim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Alexandre de Albuquerque Mourão UFC
  • Gerliton Almeida Siqueira IFCE

Mots-clés :

Arte Pública Relacional, Arte-Educação, Intervenção Urbana

Résumé

No dia 13 de dezembro de 2008, das 7 às 22 horas, na cidade de Fortaleza, Brasil, um grupo de educadores, artistas e pesquisadores (Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação), vinculado ao Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), realizou uma intervenção urbana no bairro Benfica, mais precisamente na Praça da Feira da Gentilândia, a que nomeou de Praça/ Casa, sobre a qual faremos algumas considerações. É, pois, a partir dessa experiência e das imagens daí geradas que objetivamos situar alguns pontos em torno da arte pública relacional e da arte/educação, começando por levantar alguns questionamentos. Quais as possibilidades de ampliação do sentido da arte pública por meios de exercícios dessa natureza? Intervenção urbana, como prática social, permite aproximar diferentes saberes? De modo mais específico, neste caso, é possível considerar as imagens como processo poético e conceitual da obra de arte? De que modo se dão as interligações entre arte urbana e arte/educação?

Bibliographies de l'auteur

Herbert Rolim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Universidade de Lisboa

Alexandre de Albuquerque Mourão, UFC

Mestrando em Educação pela UFC

Gerliton Almeida Siqueira, IFCE

graduando em licenciatura em Artes Visuais pelo IFCE

Téléchargements

Publiée

2012-07-15

Comment citer

Rolim, H., de Albuquerque Mourão, A., & Almeida Siqueira, G. (2012). PRAÇA/CASA: Ação, reflexão e imagem no âmbito da arte pública relacional e da arte/educação. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 3(1). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1148

Numéro

Rubrique

Artigos