Virílio e a Nova Mídia
Mots-clés :
Paul Virilio, Mídias, Tecnologias de comunicação, RepresentaçãoRésumé
Crítica ao pensamento de Paul Virilio a partir da análise de como, em sua prosa prosa epigramática e ideográfica, o autor desenvolve a concepção de que a mediação erradicou a substância e eliminou a forma material na qual a substância se apresenta à percepção. O texto tenta demonstrar que apesar de o humanismo liberal de Virilio, sua confiança nas teorias da representação e, acima de tudo, seu individualismo filosófico dificultaram sua habilidade em proporcionar uma análise e um prognóstico no campo da nova mídia, reler seus cenários de desautorização e indiferenciação, à luz dos conceitos do diálogo, da comunicação e da mediação, pode nos munir de algo que nos permita ter uma sensação de demanda ética que é colocado sobre nós pela “tecnologização” da comunidade.Téléchargements
Publiée
2010-12-20
Comment citer
Cubitt, S., & de Paula, S. (2010). Virílio e a Nova Mídia. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 1(1), 14–28. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1159
Numéro
Rubrique
Artigos
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