Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda

Auteurs

  • Fábio Henrique Ciquini PUC-SP

Résumé

Neste artigo, investigamos o modo como imagens da fotografia de moda empregam e atualizam etimologias visuais presentes em imagens da antiguidade. Empregando os conceitos de Nachleben e Pathosformel (Aby Warburg) o artigo caracteriza-se por um estudo teórico que entrelaça tais conceitos. A metodologia utilizada é um quadro comparativo entre as imagens e a hipótese sugerida é que as imagens, e aqui no caso analisado algumas fotografias de moda, contém um étimo visual que transita entre culturas e épocas diferentes, um cerne que se dinamiza e se encarna nas imagens.

Biographie de l'auteur

Fábio Henrique Ciquini, PUC-SP

Doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUCSP (2016), sob orientação do Prof. Dr. Norval Baitello Jr. Possui mestrado em Comunicação Visual - Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialização em fotografia práxis e discurso fotográfico e Graduação em Comunicação Social – Jornalismo (UEL). Atuou como repórter fotográfico em jornal diário por quatro anos e atualmente é pesquisador vinculado ao Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia (CISC-PUCSP) e ao Arquivo Vilém Flusser São Paulo. Atua como docente no curso de fotografia da FAPCOM e na Faculdade Cásper Líbero.

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Publiée

2019-12-15

Comment citer

Ciquini, F. H. (2019). Etimologias visuais da Antiguidade na fotografia de moda. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 10(2), 140–158. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/43072

Numéro

Rubrique

Artigos Livres