Editorial
Foucault, 40 anos. A coragem, ousadia e compromisso de uma escrita crítica
DOI :
https://doi.org/10.36517/psg.v15i3%20especial.94552Résumé
“Não escrevo um livro para ele ser o último. Escrevo para que outros livros sejam possíveis, não forçosamente escritos por mim”. A frase presente numa entrevista concedida por Michel Foucault em 1971 singulariza a marca de desdobramento e continuidade de sua obra. O ano de 2024 marcou os 40 anos da morte do filósofo francês com uma série de eventos, publicações, conferências e debates realizados em várias Universidades mundo afora. Consta de sua biografia que até os seus últimos momentos trabalhou em dois volumes de A História da Sexualidade. Sua morte não marcou o fim das suas publicações que seguem instigando pesquisadores de diferentes áreas. A revista Passagens, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), publica esse segundo volume ressaltando não apenas a atualidade do pensamento e das provocações feitas pelo francês como, ao mesmo tempo, demonstra o caráter de ousadia em se pesquisar a obra de Foucault atravessando diferentes disciplinas.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Passagens: Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.