NOTAS SOBRE O PAPEL (E O LUGAR) DO CRÍTICO TEATRAL

Autori

  • Francisco Geraldo de Magela Lima Filho Centro Universitário 7 de Setembro

Parole chiave:

Crítica teatral, Jornalismo cultural, Teatro brasileiro

Abstract

Com uma trajetória das mais longevas no jornalismo cultural no Brasil, a carioca Bárbara Heliodora notabilizou-se como uma das mais importantes críticas de arte do país. Neste artigo, sua inserção no panorama teatral brasileiro é discutida, tendo como referência a publicação de A função da crítica, livro publicado um ano antes de sua morte. No título, ela reafirma antigas convicções e introduz novos valores e conceitos para fundamentar o exercício da crítica. Com base em autores como Pierre Bourdieu, Cláudia Braga e Marcia Cecília Garcia, dentre outros, o limite entre os campos do jornalismo e da arte são analisados, propondo um reposicionamento da atividade de crítico, considerando a crítica, assim, seria mero recurso estratégico para o jornalista se posicionar no campo das artes.

Biografia autore

Francisco Geraldo de Magela Lima Filho, Centro Universitário 7 de Setembro

Jornalista, bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Fortaleza/CE).

Riferimenti bibliografici

BARROS FILHO, Clóvis de; SÁ MARTINO, Luís Mauro. O habitus na comunicação. São Paulo: Paulus, 2003.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BRAGA, Claudia. Barbara Heliodora: escritos sobre teatro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

HELIODORA, Bárbara; DEL RIOS, Jefferson; MAGALDI, Sábato. A função da crítica. São Paulo: Giostri Editora, 2014.

GADINI, Sérgio Luiz. A cultura como notícia no jornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, 2003.

GARCIA, Maria Cecília. Reflexões sobre a crítica teatral nos jornais: Décio de Almeida Prado e o problema da apreciação da obra artística no jornalismo cultural. São Paulo: Editora Mackenzie, 2004.

LIMA, Erickaline Bezerra de; CIOTT, Naira Neide. Críticos teatrais em ação: luta e organização política em prol da modernidade cênica brasileira. Revista Urdimento, Florianópolis, volume 2, número 27, dezembro de 2016.

MONTENEGRO, Fernanda. Arquivo Aberto – Querida Bárbara. Folha de São Paulo, São Paulo, 26 de abril de 2015. Caderno Ilustríssima. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/2015/04/1620362-arquivo-aberto---querida-barbara.shtml?cmpid=facefolha>. Acesso em: 26/08/2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-12-03

Come citare

Lima Filho, F. G. de M. (2018). NOTAS SOBRE O PAPEL (E O LUGAR) DO CRÍTICO TEATRAL. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(1), 50–58. Recuperato da http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39728

Fascicolo

Sezione

Dossiê Praxisjor