A fotografia amadora no México: por uma história plural da fotografia
Abstract
O presente artigo busca apresentar a produção de fotógrafos amadores na Cidade do México na primeira metade do século XX, tendo como direcionamento pensar a história da fotografia para além de “la mirada opulenta”, como nos aponta o pesquisador mexicano José Antonio Rodríguez, referindo-se a uma história da fotografia que se detém nos grandes nomes e nos grandes movimentos com base em um modelo europeu de estruturação dessa história, que vê em algumas produções latino-americanas como obras menores e/ou de procedência exótica. Passando pelos fotógrafos anônimos que circulavam pelas ruas da cidade na década de 1920, pelos pictorialistas amadores das primeiras agremiações, pelos que trabalhavam em estúdios, a formação do Club Fotográfico de México e a criação de arquivos para esse material, temos a intensão de ressaltar as possibilidades de pesquisa da fotografia latino-americana partindo de fotógrafos locais, da possibilidade de uma micro-história da fotografia que abra espaço para a criação visual fotográfica sempre plural, para as variadas formas das histórias da fotografia.
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