A nova práxis do jornalismo local na cobertura da pandemia da Covid-19

uma análise da atuação dos jornalistas da Região Metropolitana do Cariri no Ceará

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Senhor José Jullian Gomes de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Resumo

Neste artigo, propõe-se a investigação da saúde e do trabalho do jornalista atuante na cobertura da pandemia da Covid-19, no primeiro semestre de 2020, na Região Metropolitana do Cariri, sul do Ceará. Parte-se de uma proposta de metodologia quantiqualitativa, exploratória e documental da nova práxis jornalística a partir de protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Procurou-se observar como as empresas de comunicação estão lidando com esses protocolos, principalmente com a saúde de seus colaboradores, e  com os impactos da crise sanitária no fazer jornalístico relacionados aos procedimentos de coleta de informações e produção de reportagens. A pesquisa concluiu que, dos 23 jornalistas respondentes ao questionário online, a maioria continua atuante no trabalho jornalístico via sistema home office e uma minoria no ambiente físico da redação.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOUTOR  EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA PELA PUCSP. MESTRE EM COMUNICAÇÃO PELA UTP-PR E BACHAREL EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO PELA PUCPR. PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA - CAMPUS CARIRI.

Senhor José Jullian Gomes de Souza , UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

MESTRE EM BIBLIOTECONOMIA PELO PPGB - UFCA

ESPECIALISTA EM LETRAS - FACULDADE DE JUAZEIRO DO NORTE - CEARÁ

BACHAREL EM JORNALISMO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. 

PESQUISADOR DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISA EM JORNALISMO - CEPEJOR/CNPQ/UFCA. 

 

 

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Cajazeira, P. E. S. L., & Souza, J. J. G. de. (2020). A nova práxis do jornalismo local na cobertura da pandemia da Covid-19: uma análise da atuação dos jornalistas da Região Metropolitana do Cariri no Ceará. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 11(2), 151–169. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/60127

Edição

Seção

Artigos