A VIDA ESCRITA EM O CAVALO DE TURIM: diálogos contemporâneos com Pier Paolo Pasolini

Autores

  • Erika Savernini Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Teoria do cinema, Plano-sequência, Tempo e espaço no cinema, Pier Paolo Pasolini, Béla Taar

Resumo

O plano-sequência é tão antigo quanto o cinema – uma vez que alguns autores consideram que os filmes de Edison e dos irmãos Lumiére teriam essa estrutura. Alguns dos melhores diretores da história do cinema, como Welles, Hitchcock, Kalatozov, Antonioni, Scorsese, Sokurov e muitos outros fizeram uso notório desse recurso técnico e narrativo. Andre Bazin foi um dos grandes defensores do plano-sequência como instrumento de criação do efeito de real. Atualmente, o plano-sequência do director húngaro Béla Taar destaca-se. O cavalo de Turim (A torinói ló, The Turin Horse – Hungary – 2011) foi inspirado pelo episódio em Turim que supostamente disparou o processo de enlouquecimento de Nietzsche. O dono do cavalo espancado, que chocou o filósofo alemão, vai para casa; então acompanhamos seis dias de sua vida com sua filha – seis longos, silenciosos, ventosos e repetitivos dias, belamente fotografados em planos-sequência em preto e branco. Esses planos-sequência dizem sobre a vida e o tempo, são importantes recursos discursivos. Essa interpretação leva-nos ao conceito de cinema e plano-sequência de Pasolini. O artista e pensador italiano defende que a vida é similar ao cinema, como o filme é similar à morte e o plano-sequência é como nossa experiência de real. Acreditamos que a singularidade da teoria de Pasolini está na defesa da similaridade do cinema com a vida (nossa experiência, em grande parte audiovisual, com o mundo que nos cerca), mas advoga e pratica um neo-formalismo no filme.

Biografia do Autor

Erika Savernini, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Artes Visuais - Cinema (EBA-UFMG). Professora colaboradora do PPGCOM-UFJF. Coordenadora do projeto de extensão Cineclube Lumière e cia. Coordenadora do Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa "Formação do pensamento cinematográfico: o cineclubismo como forma de atuação no âmbito da educomunicação", FAPEMIG (fev.14 a fev.16). Pesquisa "Cinema e a língua escrita da realidade: diálogo contemporâneos com Pier Paolo Pasolini" (CNPq, nov. 14 a nov. 17). Autora do livro "ìndices de um cinema de poesia: Pier Paolo Pasolini, Luis Buñuel e Krzysztof Kieslowski" e co-editora de "Reflexões sobre a montagem cinematográfica" de Eduardo Leone (ambos pela Editora UFMG). 

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Publicado

2016-12-17

Como Citar

Savernini, E. (2016). A VIDA ESCRITA EM O CAVALO DE TURIM: diálogos contemporâneos com Pier Paolo Pasolini. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(3), 48–67. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6259

Edição

Seção

Artigos Livres