Dispositivos foucaultianos no recorte etário da velhice
um estudo de caso do filme ‘Casa de Antiguidades’
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v15iespecial.93419Resumo
Resumo: A partir do pensamento foucaultiano do exercício de poder sobre corpos em sua formação identitária, pretende-se entender como as práticas de controle são exercidas no domínio da imagem, com foco na interpretação de linguagens audiovisuais – aqui representadas na figura do ator Antônio Pitanga no filme brasileiro Casa de Antiguidades, de 2020. A hipótese elucidativa é a de que a imagem do personagem Cristovam, homem negro e idoso, lhe confere aspecto pictórico, dado a uma minoria sem direito a voz na comunidade. Se para Michel Foucault, o controle da sociedade sobre os indivíduos não se opera simplesmente pela ideologia, mas começa no corpo, é conclusivo supor que a realidade bio-política anunciada pelo pensador francês se abrange também para a linguagem audiovisual contemporânea, tão em voga na comunicação de massa, ao perpetuar significados para o envelhecimento.
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