O discurso e as relações de poder na constituição das identidades de gênero

uma discussão teórica a partir de Michel Foucault e Judith Butler

Autores

  • Georgia Mattos Universidade de Sorocaba
  • Tarcyanie Cajueiro Santos Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i3%20especial.93778

Resumo

Este artigo busca problematizar as premissas que permeiam as configurações culturais que regulam e produzem as identidades de gênero, por meio de discursos legitimadores, que produzem “verdades” para as identidades de gênero. Trata-se de um recorte da tese “As estratégias subversivas no discurso da youtuber Louie Ponto sobre as relações de gênero: uma Análise Crítica do Discurso”, em que se traz a discussão teórica da pesquisa, realizada a partir de Michel Foucault e Judith Butler. Desse modo, propõe-se uma interconexão entre os conceitos de dispositivo da sexualidade, em Foucault, com a performatividade de gênero, em Butler, atravessados pelas relações de poder e saber, discutidos no campo da Comunicação e Cultura. Constata-se, assim, uma clara articulação entre o poder e o saber no discurso que constitui a performatividade dos gêneros, uma vez que o poder cria objetos de saber.

Biografia do Autor

Georgia Mattos, Universidade de Sorocaba

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (2023). Mestra em Comunicação e Cultura pela Universidade de Sorocaba (2018). Licenciada em Letras - Português/Inglês pela UniCesumar (2022). Bacharela em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (2014)

Tarcyanie Cajueiro Santos, Universidade de Sorocaba

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba, São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-11-27

Como Citar

Mattos, G., & Cajueiro Santos, T. (2024). O discurso e as relações de poder na constituição das identidades de gênero: uma discussão teórica a partir de Michel Foucault e Judith Butler. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(3 especial), 23–41. https://doi.org/10.36517/psg.v15i3 especial.93778

Edição

Seção

Dossiê Foucault, 40 anos: pensamento, acontecimento e resistência