Fenomenologia e educação: reflexões hermenêuticas sobre o cuidado nas práticas educacionais / Phenomenology and Education: Hermeneutic Reflections on Care in Educational Practices

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Resumen

A insustentabilidade de aportes teóricos de bases positivistas tem se manifestado de modo crescentemente intenso em nossos tempos. O descompasso entre teoria e prática, enunciado pela insolvência da relação linear e determinística entre ambas, anuncia-se com recorrência inequívoca na incipiente capacidade dos modelos explicativos abarcarem o fluído real contemporâneo. Este ensaio tem por objetivo precípuo apontar para a relação indissolúvel entre a noção fenomenológica de cuidado (Sorge), emerso a partir da unidade das estruturas ontológicas do ser-aí (Dasein), pensada pelo filósofo alemão Martin Heidegger, e o fenômeno educacional, sublinhando uma reflexão filosófica sobre o ato de educar formalmente concebido a partir de práticas pedagógicas, aprofundando algumas de suas questões e operando um diálogo com a fenomenologia hermenêutica proposta pelo filósofo da Floresta Negra.

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Biografía del autor/a

Crisóstomo Lima Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Prof. Adjunto do departamento de psicologia da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Nascimento, C. L. (2019). Fenomenologia e educação: reflexões hermenêuticas sobre o cuidado nas práticas educacionais / Phenomenology and Education: Hermeneutic Reflections on Care in Educational Practices. Revista De Psicologia, 10(1), 68–84. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/33682