A Arte na formação do psicólogo: dispositivo de escuta ao sofrimento dos estudantes / The Arts in the psychologist’s education: a listening device to the suffering of students

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.15

Resumen

A presença de sofrimento psíquico em alunos do curso de psicologia nos levou à elaboração de um dispositivo de acolhimento a esses estudantes, de inspiração psicanalítica, cujo método foi a intervenção grupal mediada por recursos artísticos diversos. Foram realizados quatro encontros em espaços além da sala de aula. Os resultados da intervenção revelaram que o uso de objetos estéticos e culturais (objetos transformacionais) em contexto grupal contribuiu para a restituição da palavra como meio de ancoragem simbólica de angústias, abrindo um campo fecundo capaz de restituir  criatividade e poesia à vida dos estudantes.

Palavras-chaves: Arte; psicanálise; sofrimento psíquico; formação do psicólogo.

 

 

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Biografía del autor/a

Maria de Fátima Pessoa de Assis, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Psicóloga, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Atualmente é professora Adjunto-I, da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Alexandre Ribeiro Aquino, UFG/Universidade Federal de Goiás

Psicólogo, Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

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Publicado

2021-01-01

Cómo citar

Pessoa de Assis, M. de F., & Ribeiro Aquino, A. (2021). A Arte na formação do psicólogo: dispositivo de escuta ao sofrimento dos estudantes / The Arts in the psychologist’s education: a listening device to the suffering of students. Revista De Psicologia, 12(1), 182–194. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.12.1.2021.15