“Avaliação acima de tudo”: avaliações externas e o poder de agir de professores // "Assessment Over Everything Else": External Evaluations and Teachers' Power to Act
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024016Palabras clave:
carta ao remetente, Clínica da Atividade, políticas educacionais, trabalho docente, precarização do trabalhoResumen
A pressão por resultados em avaliações externas tem afetado o trabalho docente ao exigir que os alunos tenham desempenho satisfatório em testes padronizados. Objetivou-se investigar as repercussões das avaliações externas para a saúde de professores de Ciências Humanas (n = 4) das séries finais do Ensino Fundamental. O termo saúde foi definido, a partir da Clínica da Atividade, como a ampliação da capacidade de agir. Foi utilizado o método Carta ao Remetente para construção dos dados. O método propõe elaborar uma carta que conte a história das atividades do trabalhador e o convida a refletir sobre os enunciados produzidos nesta carta. Os professores relataram que eram coagidos a trabalhar os conteúdos exigidos nas avaliações externas, em detrimento de daqueles que não eram aí demandados. Prescrições verticalizadas desprezavam o contexto das escolas. A política de bonificação gerava rivalidades no coletivo de trabalho. A individualização das responsabilidades ia de encontro à natureza do trabalho pedagógico, eminentemente colaborativo. Os professores com vínculos precários tinham menos possibilidades para enfrentar as amputações ao poder de agir que as avaliações externas impunham. Estudos futuros podem analisar o papel dos diretores em uma organização do trabalho que definida em função do atendimento à demanda por resultados em exames gerais e as implicações disso para os docentes.
Descargas
Citas
Clot, Y. (2010). Trabalho e poder de agir. Belo Horizonte, MG: Fabrefactum.
Clot, Y. (2013). O ofício como operador de saúde. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 16(spe1), 1-11. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p1-11
Clot, Y. (2017). Clínica da Atividade. Horizontes, 35(3), 18–22. https://doi.org/10.24933/horizontes.v35i3.526
de Oliveira, L.C., Pinheiro, F. P .H. A.,da Rocha Falcão, J. T., Colaço, V. F. R., Aquino, C. A. B., Silva, N. R. N., … Costa, G. S. (2022). Letter to the sender: A method proposal in Clinic of Activity. Trends in Psychology. https://doi.org/10.1007/s43076-022-00209-z
Dutra, F. R., Ferenc, A. V. F., & Wassem, J. (2020). Avaliações externas e sua relação com o trabalho docente, na perspectiva de atores da escola pública. Educação em Foco, 23(39), 188–205. https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3744
Einarsen , S. , Hoel , H. , Zapf , D., & Cooper , C.L. (2003). Bullying and emotional abuse in the workplace. International perspectives in research and practice [Bullying e abuso emocional no local de trabalho. Perspectivas internacionais em pesquisa e prática]. London: Taylor & Francis.
M. G. D Facci & S. C. Urt (2017). Precarização do trabalho, adoecimento e sofrimento do professor. Teresina, PI: EDUFPI.
Ferrarotto, L. (2022). As repercussões das avaliações externas em larga escala na organização do trabalho pedagógico: Uma possibilidade de discussão a partir do estágio supervisionado. Educação em Revista, 38. https://doi.org/10.1590/0102-4698368536707
Freitas, R. A. M. M., Libâneo, J.C., & Silva, E. (2018). Políticas educacionais baseadas em resultados e seu impacto na qualidade do ensino: A visão de professores e gestores sobre a reforma educacional no estado de Goiás. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Orgs.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (88-130). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2023). Sistema de avaliação da educação básica (Saeb)- Apresentação. Inep/MEC - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Lei nº 9.394 de 20/12/1996, Lei n.º 9394 (1996, 23 de dezembro) (Brasil). Diário Oficial da União.
Libâneo, J.C. & Freitas, R. A. M. M. (2018). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Libâneo, J. C. (2018). Políticas educacionais neoliberais e escola: uma qualidade de educação restrita e restritiva. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Orgs.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (pp. 44–87). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Marcondes, M. I., Silva, L. F. do A., & Freund, C. S. (2019). Acomodações e resistências no trabalho docente às avaliações externas: O que dizem os coordenadores pedagógicos do Rio de Janeiro. Revista Cocar, 13(27), 144–156. https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2826
Menegão, R. de C. S. G. (2017). Os impactos da avaliação em larga escala nos currículos escolares. Práxis Educativa, 11(3), 641–656. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i3.0007
Nascimento, T. F. C. L., & Silva, K. N. P. (2020). A hegemonia das avaliações externas e a noção de qualidade que permeia a política de educação integral do Estado de Pernambuco. Revista Educação e Políticas em Debate, 9(2), 305–320. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55142
Neves, K. C. R. (2017). As políticas públicas de avaliações externas e sua relação com a prática docente: Os impactos e a violência simbólica. Interfaces da Educação, 8(22), 186–221. https://doi.org/10.26514/inter.v8i22.1463
Oliveira, G. F. de, Falcão, G. M. B., & Menezes, E. A. de O. (2020). Formação docente no contexto da política de avaliação externa: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental. Revista Educação e Políticas em Debate, 9(2), 390-405. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54921
Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura- Unesco. (1990). Declaração Mundial sobre Educação para Todos (Conferência de Jomtien). Unesco.
Pereira, M. S. F. (2020). Apresentação do dossiê - políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, 9(2), 260–274. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-56038
Pessoni, L. M. L, & Libâneo, J. C. (2018). Finalidades da educação escolar e critérios de qualidade de ensino: As percepções de dirigentes escolares e professores. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Org.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (pp. 151–176). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Rossato, M., & Martínez, A. M. (2018). Contribuições da metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa sobre o desenvolvimento da subjetividade. Revista Lusófona de Educação, 40, p. 185-198. http://hdl.handle.net/10437/9311
Rubio, K. E., & Mendes, G. S. C. V. (2020). A avaliação externa na perspectiva de docentes do ensino fundamental em uma escola municipal do interior paulista. Revista Educação e Políticas em Debate, 9(2), 353–371. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54900
Santos, F. A., Vilalva, D. M., & Ferreira, F. S. (2018). As implicações das avaliações em larga escala sobre a escola e o trabalho pedagógico. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Org.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (pp. 298-313). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Silva, R. V. S., Deusdedit-Júnior, M., & Batista, M. A. (2015). A relação entre reconhecimento, trabalho e saúde sob o olhar da Psicodinâmica do Trabalho e da Clínica da Atividade: Debates em psicologia do trabalho. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 8(2), 415-427. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-82202015000300010&lng=pt&tlng=pt
Silva, I. B. G., & Zanatta, B. A. (2018). O professor e sua formação na perspectiva dos organismos internacionais multilaterais. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Orgs.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (pp. 253–276). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Silva, S. P. (2018). Reforma Educacional Goiana: Desdobramentos no currículo e nas práticas educativas. In R. A. M. M. Freitas & J.C. Libâneo (Orgs.), Políticas educacionais neoliberais e escola pública: Uma qualidade restrita de educação escolar (pp. 131–150). Goiânia, GO: Espaço Acadêmico.
Souza, T. M. S. (2017). Efeitos da precarização do trabalho na vida dos/as professores/as: Assédio Moral e adoecimento. In M. G. D Facci & S. C. Urt (Org.). Precarização do trabalho, adoecimento e sofrimento do professor (pp. 165-198). Teresina, PI: EDUFPI.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 FRANCISCA VALERIA DE SOUSA, Francisco Pablo Huascar Aragão Pinheiro, Marselle Fernandes Fontenelle, Claudia Osório da Silva, Giovana Mayra Liberato de Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.