EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE SINTOMAS, INTERNAÇÃO E DÉFICITS COGNITIVOS EM PACIENTES DE COVID-19 // Exploring the relationship between symptoms, hospitalization, and cognitive deficits in Covid-19 patients.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024020

Palabras clave:

covid-19, síndrome pós-covid, testes neuropsicológicos

Resumen

O governo brasileiro decretou a Emergência em Saúde Pública Nacional, causada pela pandemia da covid-19, em 3 de fevereiro de 2020. Temos atualmente alguns autores que advertem para a necessidade de entender melhor as implicações neurológicas da doença, seja por seu potencial de causar danos aos tecidos e conexões cerebrais, ou pelo histórico dos efeitos do Coronavírus. Na América Latina e no Brasil, há notável carência de informações sobre os efeitos neuropsicológicos da covid-19. A síndrome pós-covid-19 crônica é uma condição que pode persistir até um ano após a infecção pelo SARS-CoV-2, cujos sintomas mais comuns incluem fadiga, falta de ar, dor muscular, dor de cabeça, problemas de memória e concentração e alterações de humor. O objetivo desta pesquisa foi observar a relação entre a quantidade de sintomas de covid-19, o tempo de internação, a passagem ou não por UTI e déficits cognitivos, avaliados através de testes padronizados para a população brasileira. Foram selecionados 108 pacientes com diagnóstico de SARS-CoV-2 através de testagem com SWAB (RT-PCR), que buscaram reabilitação cardiopulmonar ou neurofuncional. Os sujeitos responderam à um questionário de anamnese, Figura Complexa de Rey, RAVLT, subteste dígitos e WASI. Quando observamos isoladamente o subgrupo que esteve em UTI, os dados indicaram correlações moderadas demonstrando que o desempenho da inteligência geral medida pelo WASI foi melhor para quem recebeu mais tempo de intervenção em UTI. A gravidade da doença, medida pela quantidade de sintomas, parece ter tido impacto mínimo no desempenho cognitivo dos sujeitos da mostra.

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Biografía del autor/a

Rubens Goulart, Universidade Federal de São Paulo

Formado em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina, Mestre e Doutor em Ciências pela UNIFESP-BS, atua como neuropsicólogo desde 2006 trabalhando especialmente com avaliação e reabilitação neuropsicológica no SUS, como servidor da Prefeitura Municipal de Santos.

Cinthia Pessoa, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Santos e em Pedagogia pelo Centro Universitário Monte Serrat. Especialização em Neuropsicologia e Psicopedagogia. Mestre em Ciências pelo Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Federal de São Paulo ? UNIFESP. Apresenta experiência na área da educação como professora de educação infantil. Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de Santos, trabalhando no Centro Especializado em Reabilitação com pessoas de todas as idades que apresentam deficiências físicas e intelectuais, além de problemas no desenvolvimento.

Império Lombardi Junior, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Grande Abc (1994), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (2000), Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Foi professor da Universidade Camilo Castelo Branco, UNIABC, Monte Serrat (Unimonte) e Universidade Guarulhos (UnG), supervisor do curso de especialização em reumatologia para fisioterapeutas da Universidade Federal de São Paulo e fisioterapeuta do setor de Reumatologia do Centro de Reabilitação - Lar Escola São Francisco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Paulo-Campus Baixada Santista. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na área da reumatologia e geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: osteoporose, atividade física, qualidade de vida, equilíbrio, capacidade pulmonar, grupos educacionais, treinamento resistido progressivo e metodologia científica.

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Publicado

2024-10-26

Cómo citar

Goulart, R., Pessoa, C., & Lombardi Junior, I. (2024). EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE SINTOMAS, INTERNAÇÃO E DÉFICITS COGNITIVOS EM PACIENTES DE COVID-19 // Exploring the relationship between symptoms, hospitalization, and cognitive deficits in Covid-19 patients . Revista De Psicologia, 15, e024020. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024020