Importância da formação continuada para uma atuação crítica em psicologia escolar // Importance of continuing education for critical action in school psychology
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024018Palabras clave:
Psicologia escolar, formação continuada, atuação críticaResumen
A prática de psicólogas escolares ainda possui marcas de um fazer individualizante, adaptacionista e patologizante, apesar da imensa produção e atuação crítica dos últimos anos. Aponta-se assim para a necessidade de formação continuada que contribua para a superação de práticas reducionistas na escola. Foi esse entendimento que pautou a construção de pesquisa com psicólogas escolares da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo deste artigo é apresentar a análise do relato das profissionais, a partir da utilização do grupo de escuta e fala inspirado no método Balint. Foram realizados cinco encontros, com nove psicólogas. Os relatos dos encontros foram analisados e agrupados em dois grandes temas: função e atuação da psicóloga escolar; e relações entre psicóloga e demais profissionais da escola. Identificamos que há necessidade de abrir espaços de escuta e troca para que as psicólogas escolares possam refletir sobre sua atuação e transformá-la. Defendemos os grupos de discussão das práticas profissionais inspirados no método Balint como um espaço formativo em serviço, pois essa metodologia permite o engajamento e a reflexão sobre a atuação, favorecendo a articulação entre aspectos profissionais e pessoais em um processo dialogado e coletivo de conscientização sobre o fazer da psicóloga escolar.
Descargas
Citas
Andrada, P. C. de, Dugnani, L. A. C., Petroni, A. P., & Souza, V. L. T. de. (2019). Atuação de psicólogas(os) na escola: Enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, e1877342. https://doi.org/10.1590/1982-3703003187342
Balint, M. (1988). O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro: Atheneu.
Cavalcante, L. de A., & Aquino, F. de S. B. (2019). Práticas favorecedoras ao contexto escolar: Discutindo formação e atuação de psicólogos escolares. Psico-usf, 24(1), 119-130. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240110
Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação (2010). Orientação Pedagógica: Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Guzzo, R. S. L., & de Mendonça Ribeiro, F. (2019). Psicologia na escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 298-312. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43021
Lopes, J. A. S., & Silva, S. M. C. D. (2018). O psicólogo e as demandas escolares: Considerações sobre a formação continuada. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 249-257. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011109
Magalhães, G. M., & Martins, L. M. (2020). Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista Educação em Questão, 58(55), e19150. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19150
Martín-Baró, I. (1996) O papel do Psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27.
Martín-Baró, I. (2006). Hacia una psicología de la liberación. Psicología sin fronteras: revista electrónica de intervención psicosocial y psicología comunitaria, 1(2), 1.
Martinez, A. M. (2009). Psicologia escolar e educacional: Compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13, 169-177.
Martinez, A. M. (2010). O que pode fazer um psicólogo escolar? Em Aberto, 23(83), 39-56.
Naves, R. M., & Silva, S. M. C. D. (2020). Atuação das psicólogas escolares no sul e sudoeste goiano: Concepções e desafios. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 13(3), 1-14. https://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15167
Negreiros, F., Lima, C., Mota, I., Ameida, M. C., Martins, S., & Santos, T. (2022). Expectativas da sociedade brasileira sobre psicólogas (os) na rede pública de ensino: o caso da lei 13.935. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 26(2), 186-203.
Patto, M. H. S. (1987). Psicologia e ideologia: Uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz.
Patto, M. H. S. (1991). A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz.
Pereira-Silva, N. L., Andrade, J. F. C. de M., Crolman, S. R., & Mejía, C. F. (2017). O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar E Educacional, 21(3), 407–415. https://doi.org/10.1590/2175-35392017021311165
Viégas, L. S. (2016). O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464
Vigotski, L. S. (2021). O problema da instrução e do desenvolvimento mental na idade escolar. Em: L. S. Vigotski. Psicologia, educação e desenvolvimento (1ª ed., pp. 241-268). São Paulo: Expressão Popular. (Trabalho original publicado em 1933).
Vygotski, L. S. (1995). Obras Escogidas (Vol. III). Madri: Visor Distribuiciones. (Trabalho original publicado em 1931).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Camila Moura Fé Maia, Regina Lucia Sucupira Pedroza
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.