Importância da formação continuada para uma atuação crítica em psicologia escolar // Importance of continuing education for critical action in school psychology

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024018

Mots-clés :

Psicologia escolar, formação continuada, atuação crítica

Résumé

A prática de psicólogas escolares ainda possui marcas de um fazer individualizante, adaptacionista e patologizante, apesar da imensa produção e atuação crítica dos últimos anos. Aponta-se assim para a necessidade de formação continuada que contribua para a superação de práticas reducionistas na escola. Foi esse entendimento que pautou a construção de pesquisa com psicólogas escolares da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF). O objetivo deste artigo é apresentar a análise do relato das profissionais, a partir da utilização do grupo de escuta e fala inspirado no método Balint. Foram realizados cinco encontros, com nove psicólogas. Os relatos dos encontros foram analisados e agrupados em dois grandes temas: função e atuação da psicóloga escolar; e relações entre psicóloga e demais profissionais da escola. Identificamos que há necessidade de abrir espaços de escuta e troca para que as psicólogas escolares possam refletir sobre sua atuação e transformá-la. Defendemos os grupos de discussão das práticas profissionais inspirados no método Balint como um espaço formativo em serviço, pois essa metodologia permite o engajamento e a reflexão sobre a atuação, favorecendo a articulação entre aspectos profissionais e pessoais em um processo dialogado e coletivo de conscientização sobre o fazer da psicóloga escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Camila Maia, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Psicóloga pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar do Instituto de Psicologia da UnB. Psicóloga escolar da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). 

Regina Pedroza, Universidade de Brasília

Profa. Associada da Universidade de Brasília no Instituto de Psicologia. Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pós Doutorado em Sciences de l'Education pela Universidade Paris V, René Descartes. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento e Psicologia Escolar, principalmente nos temas: educação, formação de professor, formação de educadores para educação em direitos humanos, formação da personalidade, o brincar no desenvolvimento humano, psicanálise e psicologia do Esporte. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Orientadora de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania.

Références

Andrada, P. C. de, Dugnani, L. A. C., Petroni, A. P., & Souza, V. L. T. de. (2019). Atuação de psicólogas(os) na escola: Enfrentando desafios na proposição de práticas críticas. Psicologia: Ciência e Profissão, 39, e1877342. https://doi.org/10.1590/1982-3703003187342

Balint, M. (1988). O médico, seu paciente e a doença. Rio de Janeiro: Atheneu.

Cavalcante, L. de A., & Aquino, F. de S. B. (2019). Práticas favorecedoras ao contexto escolar: Discutindo formação e atuação de psicólogos escolares. Psico-usf, 24(1), 119-130. https://doi.org/10.1590/1413-82712019240110

Distrito Federal. Secretaria de Estado de Educação (2010). Orientação Pedagógica: Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Guzzo, R. S. L., & de Mendonça Ribeiro, F. (2019). Psicologia na escola: Construção de um horizonte libertador para o desenvolvimento de crianças e jovens. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 298-312. https://doi.org/10.12957/epp.2019.43021

Lopes, J. A. S., & Silva, S. M. C. D. (2018). O psicólogo e as demandas escolares: Considerações sobre a formação continuada. Psicologia Escolar e Educacional, 22, 249-257. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018011109

Magalhães, G. M., & Martins, L. M. (2020). Onze teses sobre a relação entre psicologia educacional e pedagogia escolar. Revista Educação em Questão, 58(55), e19150. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n55id19150

Martín-Baró, I. (1996) O papel do Psicólogo. Estudos de Psicologia, 2(1), 7-27.

Martín-Baró, I. (2006). Hacia una psicología de la liberación. Psicología sin fronteras: revista electrónica de intervención psicosocial y psicología comunitaria, 1(2), 1.

Martinez, A. M. (2009). Psicologia escolar e educacional: Compromissos com a educação brasileira. Psicologia Escolar e Educacional, 13, 169-177.

Martinez, A. M. (2010). O que pode fazer um psicólogo escolar? Em Aberto, 23(83), 39-56.

Naves, R. M., & Silva, S. M. C. D. (2020). Atuação das psicólogas escolares no sul e sudoeste goiano: Concepções e desafios. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, 13(3), 1-14. https://dx.doi.org/10.36298/gerais202013e15167

Negreiros, F., Lima, C., Mota, I., Ameida, M. C., Martins, S., & Santos, T. (2022). Expectativas da sociedade brasileira sobre psicólogas (os) na rede pública de ensino: o caso da lei 13.935. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, 26(2), 186-203.

Patto, M. H. S. (1987). Psicologia e ideologia: Uma introdução crítica à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz.

Patto, M. H. S. (1991). A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz.

Pereira-Silva, N. L., Andrade, J. F. C. de M., Crolman, S. R., & Mejía, C. F. (2017). O papel do psicólogo escolar: Concepções de professores e gestores. Psicologia Escolar E Educacional, 21(3), 407–415. https://doi.org/10.1590/2175-35392017021311165

Viégas, L. S. (2016). O atendimento à queixa escolar na educação pública baiana. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, 5(1). https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v5i1.14464

Vigotski, L. S. (2021). O problema da instrução e do desenvolvimento mental na idade escolar. Em: L. S. Vigotski. Psicologia, educação e desenvolvimento (1ª ed., pp. 241-268). São Paulo: Expressão Popular. (Trabalho original publicado em 1933).

Vygotski, L. S. (1995). Obras Escogidas (Vol. III). Madri: Visor Distribuiciones. (Trabalho original publicado em 1931).

Publiée

2024-09-14

Comment citer

Maia, C., & Pedroza, R. (2024). Importância da formação continuada para uma atuação crítica em psicologia escolar // Importance of continuing education for critical action in school psychology. Revista De Psicologia, 15, e024018. https://doi.org/10.36517/revpsiufc.15.2024.e024018