Curso on-line sobre suporte avançado de vida em parada cardiorrespiratória: inovação para educação permanente

Edenir Aparecida Sartorelli Tomazini, Lucia Tobase, Simone Valentim Teodoro, Heloísa Helena Ciqueto Peres, Denise Maria de Almeida, Débora Cristina Alavarce

Resumo


Objetivo: construir e validar curso on-line para enfermeiros sobre suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória em adultos. Métodos: pesquisa metodológica, de produção tecnológica, fundamentada no Design Instrucional Contextualizado, seguindo as fases de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação, norteada pelos pressupostos da Andragogia e Teoria da Aprendizagem Significativa. Resultados: curso estruturado em nove unidades de aprendizagem, incluindo jogos digitais, simulações virtuais e casos clínicos. Foi disponibilizado no ambiente virtual Moodle® e avaliado por 16 enfermeiros especialistas, obtendo índices de alta e boa qualidade em 15 (75,0%) critérios referentes ao conteúdo, à interatividade, navegação, ergonomia e estética. Conclusão: a avaliação positiva de especialistas credencia o curso on-line sobre suporte avançado de vida na parada cardiorrespiratória em adultos como recurso válido, capaz de integrar tecnologias e estratégias educacionais inovadoras a enfermeiros para atendimento na reanimação cardiopulmonar.


Palavras-chave


Tecnologia Educacional; Educação à Distância; Parada Cardíaca; Educação Permanente; Informática em Enfermagem.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.20181932444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/

 Marca ABEC Completa