Estratégias para ensinar liderança na graduação de Enfermagem

Palavras-chave: Liderança; Ensino; Estudantes de Enfermagem

Resumo

Objetivo: identificar as evidências científicas acerca das estratégias para ensinar liderança na graduação de Enfermagem. Métodos: revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Bases de dados de Enfermagem, Cumulative Index to Nursing & Allied Health Literature, Public Medline e Web of Science. Resultados: quatorze artigos incluídos de 356 recuperados. As principais estratégias de ensino identificadas foram: estágio em enfermagem, simulação de eventos clínicos reais e uso de recursos audiovisuais que impactam positivamente no aprendizado da liderança. Conclusão: formas criativas e inovadoras de aprendizagem melhoram comportamentos de liderança, favorecem a formação de líderes entre graduandos de enfermagem e refutam a pedagogia convencional e passiva.

Referências

Guerra KJ, Spiri WC. Compreendendo o significado da liderança para o aluno de graduação em enfermagem: uma abordagem fenomenológica. Rev Bras Enferm. 2013; 66(3):399-405. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000300015

Balsanelli AP, Cunha ICKO. The work environment and leadership in nursing: an integrative review. Rev Esc Enferm USP. 2014; 48(5):938-43. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400005000022

Neves VR, Sanna MC. Concepts and practices of teaching and exercise of leadership in Nursing. Rev Bras Enferm. 2016; 69(4):686-93. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690417i

Carrara GLR, Rigobello JL, Luize PB, Baldo PL, Bernardes A, Gabriel CS. O ensino da liderança na Graduação em Enfermagem. Atas CIAIQ [Internet]. 2015 [citado 2018 jan 10]. Disponível em: http://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2015/article/view/225

Ercole FF, Melo LS, Alcoforado CLGC. Integrative review versus systematic review [editorial]. Rev Min Enferm. 2014; 18(1):9-12. doi: http://www.dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20140001

Sortedahl CK, Imhoff H. Perspectives From the Field: Bringing Nurse Leaders Into the Classroom. Nurs Educ Perspect; 2016; 37(2):113-4. doi: http://www.dx.doi.org/10.5480/14-1385

Hathaway C. Using film, television, and other media to teach management and leadership concepts. Nurse Educ. 2013; 38(6):239-40. doi: http://www.dx.doi.org/10.1097/01.NNE.0000435269.45989.66

Sharpnack PA, Goliat L, Baker JR, Rogers K, Shockey P. Thinking like a nurse: using video simulation to rehearse for professional practice. Clin Simul Nurs. 2013; 9(12e57t1):-7. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2013.05.004

Johnson M, Hamilon M, Delaney B, Pennington N. Development of team skills in novice nurses through an athletic coaching model. Teaching Learning Nurs. 2011; 6(4):185-9. doi: https://doi.org/10.1016/j.teln.2011.05.005

Conrad MA, Guhde J, Brown Diane, Chronister C, Ross-Alaolmolki K. Transformational leadership: instituting a Nursing Simulation Program. Clin Simul Nurs. 2011; 7(5):e189-95. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.ecns.2010.02.007

Gore TN, Johnson TL, Wang CH. Teaching nursing leadership: comparison of simulation versus traditional inpatient clinical. Int J Nurs Educ Scholarsh. 2015; 30:12. doi: https://doi.org/10.1515/ijnes-2014-0054

Peer N. The Peer Assist Model: Leadership for clinical teaching. Nurs. 2015; 45(11):16-9.doi:http://dx.doi.org/10.1097/01.NURSE.0000472571.31621.b7

ekLan DA, Corazzini KN, Gilliss CL, Bailey Jr DE. Clinical leadership development in accelerated baccalaureate nursing students: an education innovation. J Prof Nurs. 2011; 27(4):202-14. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2011.03.002

Waite R, Mckinney NS. Findings from a study of aspiring nursing student leaders. Nurse Educ Today. 2015; 35(12):1307-11. doi:http://dx.doi.org/ 10.1016/j.nedt.2015.08.016

Waite R, Mckinney N, Smith-Glasgow ME, Meloy FA. The embodiment of authentic leadership. J Prof Nurs. 2014; 30(4):282-91. doi: https://doi.org/10.1016/j.profnurs.2013.11.004

Middleton R. Active learning and leadership in an undergraduate curriculum: how effective is it for student learning and transition to practice? Nurse Educ Pract. 2013; 13(2):83-8. doi: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2012.07.012

Foli KJ, Braswell M, Kirkpatrick J, Lim E. Develop-ment of leadership behaviors in undergraduate nursing students: a service-learning approach. Nurs Educ Perspect. 2014; 35(2):76-82. doi: http://dx.doi.org/ 10.5480/11-578.1

Ávila VC, Mestoy SC, Porto AR, Thofehrn MB, Trindade LL, Figueira AB. Visão dos docentes de enfermagem sobre a formação de enfermeiros-líderes. Cogitare Enferm. 2012; 17(4):621-7. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i4.30357

Ramos VM, Freitas CASL, Silva MJ. Aprendizagem da liderança: contribuições do internato em enfermagem para a formação do estudante. Esc Anna Nery. 2011; 15(1):157-61. doi: https://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100022

Santos SN, Noro A. O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de neurofarmacologia. Interface. 2013; 17(46):705-14. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000021

Barreto DG, Silva KGN, Moreira SSCR, Silva TS, Magro MCS. Simulação realística como estratégia de ensino para o curso de graduação em enfermagem: revisão integrativa. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2014 [citado 2018 jan 13]; 28(2):208-14. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/8476/8874

Cardoso MLAP, Ramos LH, D’Innocenzo M. Liderança coaching: questionários de avaliação de percepções de líderes e liderados na enfermagem. Einstein. 2014; 12(1):66-74. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1679-45082014AO2888

Publicado
2018-05-17
Seção
Artigos de Revisão