Liderança em enfermagem e qualidade do cuidado em ambiente hospitalar: pesquisa de métodos mistos

José Luís Guedes dos Santos, Shara Bianca De Pin, Maria Elena Echevarria Guanilo, Alexandre Pazetto Balsanelli, Alacoque Lorenzini Erdmann, Ratchneewan Ross

Resumo


Objetivo: examinar e descrever a relação entre liderança em enfermagem e qualidade do cuidado no ambiente hospitalar. Métodos: estudo concomitante e convergente de métodos mistos que incorporou um delineamento correlacional transversal e teoria fundamentada. Os dados quantitativos foram coletados por meio da subescala Liderança do Brazilian Nursing Work Index-Revised, com 105 enfermeiros de um hospital e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram coletados por meio de entrevistas com 64 participantes e analisados pelo método de Charmaz. Posteriormente, os achados foram integrados para gerar os resultados dos métodos mistos. Resultados: os resultados qualitativos apoiaram os quantitativos e mostraram que a liderança de enfermagem eficaz gerou qualidade de atendimento por meio de colaboração com a equipe de enfermagem, incentivo à advocacia do paciente e melhoria do atendimento. Conclusão: o uso de métodos mistos possibilita uma compreensão mais profunda do fenômeno. As implicações também são discutidas.

Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Organização e Administração; Liderança; Qualidade da Assistência à Saúde; Pesquisa em Administração de Enfermagem.

Texto completo:

PDF (English) PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/

 Marca ABEC CompletaResultado de imagem para Rede Iberoamericana de Editoração Científica em Enfermagem