Percepções de discentes de enfermagem sobre fatores geradores de estresse durante a graduação

Christefany Régia Braz Costa, Layze Braz de Oliveira, Willams Henrique da Costa Maynart, Maria Cicera dos Santos de Albuquerque, Divanise Suruagy Correia

Resumo


Objetivo: compreender, conforme percepções de estudantes de enfermagem, os fatores geradores de estresse durante a graduação. Métodos: estudo qualitativo, desenvolvido com 236 graduandos em enfermagem, em Instituição de Ensino Superior. Produção de informação realizada por instrumento semiestruturado, processada pelo software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires e submetida à análise de conteúdo de Bardin. Resultados: originaram-se seis classes: o tipo de atividade realizada, a quantidade de atividade, o prazo para desenvolvê-las, a infraestrutura, a organização pedagógica do curso e os professores. Conclusão: o estudo identificou como fonte potencial de estímulos estressores as atividades que envolvem desempenho e concentração de esforços realizados em rotinas de estudos constantes e crescentes.


Palavras-chave


Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Estresse Psicológico; Instituições de Ensino Superior; Percepção.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15253/2175-6783.2018193442

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este trabalho está licenciado sob Creative Commons – Licença CC BY  https://creativecommons.org/licenses/

 Marca ABEC Completa