Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários

Autores/as

  • Lucas Felix Calandrim Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Breves dos Santos Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
  • Lais Rodrigues de Oliveira Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Gonçalves Massaro Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
  • Cleuza Aparecida Vedovato Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Boaventura Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Primeiros Socorros, Emergências, Saúde Escolar, Educação em Saúde, Promoção da Saúde.

Resumen

Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros.Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores deuma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade emduas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.

Biografía del autor/a

Lucas Felix Calandrim, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Adriana Breves dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Lais Rodrigues de Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil

Luciana Gonçalves Massaro, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Cleuza Aparecida Vedovato, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil

Ana Paula Boaventura, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor Coordenador da Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Publicado

2017-08-21

Cómo citar

Calandrim, L. F., Santos, A. B. dos, Oliveira, L. R. de, Massaro, L. G., Vedovato, C. A., & Boaventura, A. P. (2017). Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene, 18(3), 292–299. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044

Número

Sección

Letters to the editor

Artículos más leídos del mismo autor/a