Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários

Autores

  • Lucas Felix Calandrim Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Adriana Breves dos Santos Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.
  • Lais Rodrigues de Oliveira Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Luciana Gonçalves Massaro Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas
  • Cleuza Aparecida Vedovato Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Paula Boaventura Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Emergências, Saúde Escolar, Educação em Saúde, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar o conhecimento de professores e funcionários após um treinamento de primeiros socorros.Métodos: trata-se de um quase experimento do tipo pré e pós-teste, para 35 funcionários e professores deuma escola, avaliados com a utilização de instrumentos validados, quanto ao conhecimento e a habilidade emduas etapas, antes e após um curso/treinamento. Resultados: participaram 97,1% (34) profissionais do sexo feminino, 42,8% (15) afirmaram já terem recebido algum treinamento e 71,4% (25) já presenciaram uma emergência. Verificou-se antes do treinamento uma pontuação média de 19,43 pontos referentes a habilidade e 2,91 pontos no conhecimento e após 174,57 pontos na habilidade e 9,17 no conhecimento, diferença estatisticamente significativa pelo Teste de Postos Sinalizados de Wilcoxon (p<0,001). Conclusão: o treinamento é efetivo, com aumento significativo da porcentagem de acertos após o treinamento em primeiros socorros no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Lucas Felix Calandrim, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Adriana Breves dos Santos, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas- UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Lais Rodrigues de Oliveira, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Discente do curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil

Luciana Gonçalves Massaro, Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil.

Cleuza Aparecida Vedovato, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Enfermeira da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP – São Paulo – Brasil

Ana Paula Boaventura, Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Professor Doutor Coordenador da Área de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2017-08-21

Como Citar

Calandrim, L. F., Santos, A. B. dos, Oliveira, L. R. de, Massaro, L. G., Vedovato, C. A., & Boaventura, A. P. (2017). Primeiros socorros na escola: treinamento de professores e funcionários. Rev Rene, 18(3), 292–299. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20044

Edição

Seção

Carta ao Editor

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)