Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem

Autores/as

  • Miriam Fernanda Sanches Alarcon
  • Kelly Holanda Prezotto

Palabras clave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação em Enfermagem, Avaliação Educacional.

Resumen

Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão:houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento.

Publicado

2016-04-30

Cómo citar

Alarcon, M. F. S., & Prezotto, K. H. (2016). Avaliação da estratégia educativa fundamentada na aprendizagem baseada em problemas na graduação em enfermagem. Rev Rene, 17(2), 242–249. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3009

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a