Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente

Autores/as

  • Aline Cruz Esmeraldo Áfio
  • Aldiania Carlos Balbino
  • Maria Dalva Santos Alves
  • Luciana Vieira de Carvalho
  • Míria Conceição Lavinas Santos
  • Natália Rodrigues Oliveira

Palabras clave:

Formação de Conceito, Tecnologia Educacional, Enfermagem.

Resumen

Objetivou-se analisar o conceito de tecnologia educacional, produzido pela Enfermagem, aplicada ao paciente. Utilizou-se Modelo Evolucionário de Análise de Conceito, identificando-se antecedentes, atributos e consequentes. Selecionaram-se 13 artigos para análise nos quais se identificaram os antecedentes: deficiência de conhecimento, escassez de tempo dos profissionais, otimizar trabalho da enfermagem, atingir as metas dos pacientes; atributos: ferramenta, estratégia, abordagem inovadora, abordagem pedagógica, mediadora de conhecimentos, forma criativa de estimular a aquisição de competências, instrumento de produção da saúde; consequentes: melhora da qualidade de vida, estímulo a comportamentos saudáveis, empoderamento, reflexão e vínculo. Enfatiza-se a importância das tecnologias educacionais para o cuidado em Enfermagem, ao dinamizar as atividades de Educação em Saúde.

 

Publicado

2014-02-16

Cómo citar

Áfio, A. C. E., Balbino, A. C., Alves, M. D. S., Carvalho, L. V. de, Santos, M. C. L., & Oliveira, N. R. (2014). Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev Rene, 15(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/3108

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 > >>