Uso do partograma em maternidades escola de Alagoas

Autores/as

  • Luciana de Amorim Barros
  • Regina Célia Sales Santos Veríssimo

Palabras clave:

Parto, Trabalho de Parto, Evolução Clínica, Parto Humanizado, Registros Médicos.

Resumen

O objetivo deste estudo foi determinar a frequência de uso do partograma em maternidades escola de Alagoas, Brasil. Foi um estudo descritivo de corte transversal. A amostra constou de 171 prontuários de puérperas assistidas durante o trabalho de parto. Foram coletados dados relativos ao uso do partograma e de seus itens: dilatação cervical, altura da apresentação, variedade de posição, batimentos cardíacos fetais, dinâmica uterina, condições da bolsa, uso de ocitocina, uso de medicamentos/fluidos/anestesia, nome da gestante, data, hora real, hora de registro e assinatura do examinador. Estes foram analisados quanto ao registro total, parcial ou ausência de registro. A frequência de uso do partograma foi de 42%. Conclui-se que a freqüência de uso do partograma na instituição estudada é limitada, devido sua baixa utilização, e quando utilizados, seus itens não foram totalmente preenchidos.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20110003000015

Publicado

2011-06-30

Cómo citar

Barros, L. de A., & Veríssimo, R. C. S. S. (2011). Uso do partograma em maternidades escola de Alagoas. Rev Rene, 12(3). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4284

Número

Sección

Research Article

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