Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos

Autores/as

  • Girlene Maria Magalhães Cavalcante de Alencar
  • Francisca de Fátima Vasconcelos
  • Daniele Mary Silva de Brito
  • Thereza Maria Magalhães Moreira

Palabras clave:

Ensino, Educação em enfermagem.

Resumen

Objetivou-se investigar os motivos de ingresso de alunos em um curso técnico de enfermagem. O estudo descritivo qualitativo foi desenvolvido em fevereiro de 2002, com 56 alunos de um curso técnico de enfermagem privado. Os aspectos éticos foram considerados. Os achados foram organizados em categorias temáticas e analisados, mostrando os seguintes motivos: Preocupação social, contato anterior com a profissão, gostar de cuidar, interesse pela área ou por áreas afins, oferta de trabalho e vocação/vontade própria ou de outrem. Conclui-se que os achados são importantes para orientação dos cursos técnicos de enfermagem. Recomenda-se realizar novas pesquisas em outras instituições, inclusive públicas.

DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.2002000200008

Publicado

2002-08-01

Cómo citar

Alencar, G. M. M. C. de, Vasconcelos, F. de F., Brito, D. M. S. de, & Moreira, T. M. M. (2002). Curso técnico de enfermagem: motivos de ingresso na percepção de seus alunos. Rev Rene, 3(2). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5777

Número

Sección

Research Article

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 4 5 6 > >>